As inscrições para as vagas remanescentes do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), começaram nesta terça-feira (22) e vão até o dia 29 de abril. Desta maneira, os interessados terão uma semana para se decidirem sobre se inscrever ou não.
Para isso, é necessário entrar Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Depois, seguirá com o processo seletivo para tentar uma vaga no Fies e viabilizar a entrada na universidade.
Segundo os dados divulgados pelo edital do processo, o dia 6 de maio é a data em que o governo federal irá divulgar a classificação e a pré-seleção. Neste caso, se constitui na chamada única e na lista de espera.
O que fazer após aprovação no Fies

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o estudante pré-selecionado nesta fase do Fies precisa ir à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) nos dias 7 e 8 de maio. Além disso, tem que ir à faculdade selecionada, no horário de funcionamento da mesma, como forma de comprovar as informações que declarou na inscrição.
Ainda de acordo com o MEC, essas chamadas vagas remanescentes valem para oportunidades de financiamento não preenchidas anteriormente. Isso acontece quando ninguém busca essas vagas nas chamadas etapas regulares do programa de financiamento estudantil.
Além disso, essas vagas extras são voltadas para os alunos que podem atingir a frequência mínima necessária e exigida para as aulas. Isso para conseguir concluir, ainda neste primeiro semestre, o curso pelo qual escolheu.
Outro ponto importante no regulamento é que, no total de vagas remanescentes, 50% são para aqueles candidatos de família com renda de até meio salário mínimo mensal. E, também, precisam da inscrição prévia no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.
Afinal de contas, é através do CadÚnico que o governo consegue organizar quem precisa ou não do apoio. Na prática, o Fies é um dos muitos programas sociais existentes no país.
Total de vagas em 2025
Em 2025, o Fies terá 112 mil vagas durante o ano todo. No entanto, 67.301 já foram preenchidas durante o primeiro semestre. Desse modo, as demais se preencherão no semestre seguinte, além das que sobraram neste primeiro semestre.
Aliás, se nessas vagas remanescentes ninguém preencher 100%, será destinada ao segundo semestre deste ano. E, pelo regulamento do Fies, o estudante só começa a pagar as parcelas dois anos após se formar. Assim, ao menos na teoria, já terá mais tempo para juntar dinheiro e começar a quitar os valores da faculdade.








