As inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) do segundo semestre começaram na manhã desta segunda-feira (14). E os interessados no processo terão até a próxima sexta-feira (18), para realizar os cadastros, às 23h59, de acordo com o horário de Brasília.
Segundo o MEC (Ministério da Educação), responsável pelo Fies, os estudantes devem fazer o cadastro apenas pelo portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Até porque é uma forma de evitar fraudes e golpes com links falsos.
No último dia 9 de julho, o Ministério da Educação publicou o edital oficial para este segundo semestre. Além disso, todas as inscrições são gratuitas aos interessados.
Fies funciona no país desde 2001

O Fies surgiu em 2001 e, basicamente, serve para o financiamento da mensalidade das faculdades e universidades privadas. No entanto, é necessário que a instituição passe pela avaliação positiva do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).
Para este segundo semestre, o MEC tem disponível 44.867 vagas aos interessados. No primeiro semestre, foram 67.301, ou seja, no ano todo serão 112.168 vagas abertas para o financiamento estudantil.
Contudo, para ter direito a pedir apoio do Fies, o estudante precisa seguir alguns critérios. Até porque se trata de um programa voltado a pessoas de menor renda. Assim, as principais exigências no momento são:
- Enem (Exame Nacional do Ensino médio): o estudante precisa ter participado ao menos a partir de 2010.
- Nesta prova, as notas aritméticas precisam ser de até 450 pontos. Além disso, não pode zerar na prova de redação.
- Outro ponto é que não poderá ter feito o Enem na condição de treineiro.
- Por fim, há necessidade de que a família tenha renda bruta por pessoa de até R$ 4.554 em 2025, ou seja três salários mínimos.
Vagas para o CadÚnico são de 50%
Desde o ano passado, existe também o Fies Social, voltado para pessoas de renda ainda mais baixa. Com isso, é necessário ter inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal e renda familiar de até R$ 759 por pessoa, ou seja, o equivalente a meio salário-mínimo.
Com isso, a nova modalidade cobre 100% dos encargos previstos na universidade. E ainda reserva vagas para cotas de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Depois, no dia 29 de julho, será divulgada em único dia a lista de espera. Assim, os aprovados devem entrar no Fies Seleção e complementar os dados entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. E, quem ficar de fora, estará na lista de espera para as vagas não ocupadas.








