A Fundação Pró-Sangue, de São Paulo, faz apelo por doação de sangue tipo O negativo, considerado o mais raro. Isso porque, no atual momento, a entidade está sem reserva deste tipo sanguíneo.
Segundo a Fundação Pró-Sangue, se não houver reposição imediatamente, cirurgias deverão ser canceladas. E isso irá acontecer já nos próximos dias, devido ao momento pelo qual passa a entidade sediada na capital paulista.
Inclusive, o instituto irá manter três postos abertos nesta segunda-feira (21), em pleno feriado do Dia de Tiradentes. No caso, funcionará no Posto Clínicas, Posto Mandaqui e, por fim, no Posto Osasco, cidade da Grade São Paulo.
Fundação Pró-Sangue pede outros tipos sanguíneos

No momento, o tipo O negativo está zerado, mas outros tipos sanguíneos também estão em nível crítico. De acordo com dados divulgados pela Fundação Pró-Sangue, o ‘O’ positivo e o B negativo estão abaixo da média e precisam de reposição imediata.
Atualmente, a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e a OMS (Organização Mundial da Saúde), consideram a fundação paulistana como uma referência. Além disso, o Ministério da Saúde também aponta destaque da fundação, ligada à Secretaria Estadual de Saúde e à USP (Universidade de São Paulo).
No caso da Fundação Pró-Sangue, a doação se torna ainda mais importante, até por conta das diversas atividades realizadas na capital paulista. Por exemplo, nos casos de cirurgias mais complexas, acidentes e outros problemas, a transfusão de sangue se torna essencial e pode garantir a vida de muita gente.
Porém, ainda há muita resistência da população para doar sangue a quem precisa. E os hospitais e fundações pelo país sentem a falta desse insumo tão essencial para os trabalhos.
O que precisa fazer para doar
Primeiramente, o doador de sangue precisa seguir diversos critérios para ajudar. Assim, é necessário estar com a saúde boa, ter ao menos 50 quilos, se alimentar sem comida com gordura e ter idades entre 16 e 69 anos.
Além disso, precisa levar um documento oficial com foto e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas. Caso contrário, não será possível colaborar. Por fim, os endereços para doação são os seguintes:
- Posto Clínicas: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – 1º andar, Cerqueira César, São Paulo
- Posto Dante Pazzanese: Av. Doutor Dante Pazzanese, 500, Ibirapuera, São Paulo
- Posto Mandaqui: Rua Voluntários da Pátria, 4.227, Mandaqui, São Paulo
- Posto Regional de Osasco: Rua Ari Barroso, 355, Presidente Altino, Osasco
- Posto Barueri: Rua Guilhermina Carril Loureiro, 144, Centro, Barueri








