A GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos prendeu dois homens que se passagem por policiais civis. O caso aconteceu nesta última terça-feira (20), na Avenida General Motors, região leste da cidade.
Na oportunidade, os oficiais da GCM conseguiram identificar os falsários com apoio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência). Isso porque, com essa tecnologia, foi possível investigar e monitorar todas as ações dos suspeitos.
Inicialmente, as denúncias aconteceram através do 153, a Central que recebe informações e reclamações por telefone, site e aplicativo da prefeitura. E isso também foi essencial para conseguir descobrir a ação criminosa na cidade do Vale do Paraíba.
GCM vai atrás de homens que iam a posto

Na oportunidade, a GCM foi acionada para ir atrás desses dois homens em atitude suspeita na Avenida Juscelino Kubitschek, também na região leste. Por lá, eles apresentaram um distintivo da Polícia Civil, mas estavam com bebida alcoólica nas mãos, o que na prática é considerado incompatível com a função.
Assim, através das imagens do CSI, se cadastrou os dados do veículo onde os dois estavam. E a Guarda Civil Municipal de São José dos Campos ainda consultou a própria Polícia Civil.
Assim, se constatou que eles não fazem parte da corporação e se iniciou a investigação necessário. Então, na terça-feira, também se começou o monitoramento dos suspeitos na zona leste de São José.
Com a identificação em tempo real, uma equipe da Ronda Escolar conseguiu interceptar o veículo e os abordaram na Avenida General Motors. Após revista inicial, já se encontrou um distintivo da Polícia Civil em posse dos dois suspeitos no veículo.
E, com a nova consulta no sistema, se constatou que, de fato, eles não estão nenhum cadastro de registro como policiais. Consequentemente, receberam voz de prisão imediata e foram para a Central de Flagrantes.
Prefeitura ressalta importância de denunciar
Com isso, as autoridades realizaram as medidas legais previstas e os suspeitos seguiram presos. Assim, a prefeitura de São José dos Campos, responsável pela GCM, ainda destacou a importância de se denunciar pessoas suspeitas.
Assim, é uma oportunidade de colaborar com a segurança pública e evitar situações de roubos, assaltos ou extorsões, por exemplo. Em São José, a Guarda Civil Municipal atua em conjunto também com a Polícia Militar e auxilia na segurança da cidade.
Além disso, a GCM tem desde 2023 a Romu (Ronda ostensiva municipal), que ajuda a na segurança da cidade. E o CSI é uma das ferramentas que ajuda na identificação.








