A declaração do Imposto de Renda em 2025 começou no último dia 17 de março e vai até o dia 31 de maio deste ano. No entanto, nem todos os contribuintes são obrigados a declarar, por conta da faixa de ganho.
De acordo com a legislação brasileira, os contribuintes são obrigados a declarar Imposto de Renda quando ganham a partir de R$ 33.888 por ano. Assim, quem tem uma renda menor, está dispensado de fazer declaração.
Imposto de Renda gera dinheiro extra

Em diversas situações, o contribuinte que tem a obrigatoriedade de declarar o Imposto de Renda recebe um dinheiro. Essa é a chamada restituição do imposto de renda, quando um dinheiro pago durante ano retorna ao trabalhador. E esse valor chega corrigido monetariamente.
Porém, mesmo quem não é obrigado a declarar, pode declarar. Afinal de contas, se tiver trabalho registrado e com desconto de imposto de renda, poderá receber restituição.
Desta maneira, quem ganha menos de R$ 33.888, mas teve registro em carteira no ano anterior, tem chances de receber. No entanto, muitos contribuintes não sabem disso e acabam não declarando.
E, para quem é obrigado a declarar, também precisa ficar atento a todos os detalhes. Por exemplo, quem gastou dinheiro com escola ou médico, pode abater no valor do imposto pago e aumentar o valor da restituição a receber.
Em muitos casos, os contribuintes optam por contratar um contador para declarar de forma mas assertiva. Contudo, a declaração, ainda mais nos dias atuais, é relativamente simples e os contribuintes podem fazer de casa, sem a necessidade de pagar um serviço por fora.
Prazo para restituição
Aqueles contribuintes que recebem restituição de imposto de renda, terão um calendário fixo para receber. Atualmente, a Receita Federal libera em cinco lotes, com o primeiro chegando em 30 de junho.
Mas, esse primeiro lote normalmente é voltado para idosos de mais de 60 anos e pessoas com doenças graves. E a maioria dos contribuintes recebe a partir do segundo lote, no dia 30 de julho.
Outra dica importante é declarar o mais cedo possível. Então, quanto mais cedo entregar, mais cedo irá receber a restituição.
Portanto, o Imposto de Renda, embora dê trabalho na declaração, é obrigatório para uma faixa de contribuintes. E renderá uma restituição que, em muitos casos, será um importante reforço de renda e uma possibilidade até mesmo de pagar contas e se organizar financeiramente, aliviando as contas familiares.








