Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) começam a receber, nesta segunda-feira (26), o reembolso dos descontos indevidos. Isso vale para os casos de mensalidades associativas sem autorização dos beneficiários nas folhas de pagamento.
De acordo com a Receita Federal, o INSS ire reembolsar um total de R$ 292 milhões. Desde abril, esse tipo de desconto associativo está proibido nas folhas de pagamentos dos beneficiários.
No entanto, como as folhas de maio já estavam fechadas, ainda houve problemas neste mês. Portanto, os estornos começam para valer a partir de agora, em um dos maiores escândalos da história da Previdência Social no país.
Restituição do INSS será feita na folha de pagamento

De acordo com o Governo Federal, a partir desta segunda, até o próximo dia 6 de junho, a restituição acontecerá na folha de pagamento dos beneficiários do INSS. Além disso, o instituto garantiu que o estorno acontecerá de forma direta e automática, ou seja, sem necessidade de que os beneficiários façam nada.
E, para a restituição, o calendário será de acordo com o NB (Número de Benefício) dos aposentados e pensionistas. Mas, quem ganha até um salário-mínimo, receberá primeiro, enquanto os demais receberão na sequência, de forma escalonada, conforme o calendário a seguir:
Quem ganha até um salário-mínimo
- Final 1 26 de maio
- Final 2 27 de maio
- Final 3 28 de maio
- Final 4 29 de maio
- Final 5 30 de maio
- Final 6 2 de junho
- Final 7 3 de junho
- Final 8 4 de junho
- Final 9 5 de junho
- Final 0 6 de junho
Quem ganha acima de um salário-mínimo
- Final 1 e 6 – 2 de junho
- Final 2 e 7 – 3 de junho
- Final 3 e 8 – 4 de junho
- Final 4 e 9 – 5 de junho
- Final 5 e 0 – 6 de junho
Descontos seguirão bloqueados
Após essa falha que gerou essa série de descontos na folha de pagamento do INSS, os que querem o desconto precisam agora pedir autorização. Isso porque o processo seguirá bloqueado, justamente para evitar problemas e fraudes.
Portanto, os aposentados e pensionistas que precisam fazer um empréstimo consignado, precisam seguir algumas regras. Por exemplo, agora terá que passar por biometria facial no site do Meu INSS. E, depois disso, ainda preencher uma série de documento.
E, quem teve descontos mais antigos na folha de pagamento sem autorização, também pode pedir ressarcimento. Além do aplicativo do INSS, também é possível fazer pelo telefone 135.








