Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) precisam correr. Isso porque, quem não sacar o valor que recebeu anteriormente, tem até 60 dias para receber o valor do pagamento.
Caso o beneficiário do INSS não retire o dinheiro neste prazo de dois meses, irá perder aquele benefício. No entanto, essa determinação vale apenas para quem realmente não sacou. Os que sacam a aposentadoria de forma regular, não precisam se preocupar.
Contudo, muita gente se esquece de sacar o dinheiro e acredita que não terá problemas. Mas, se demorar mais de dois meses, ficará sem aquele valor mensal a que tinha direito.
Como sacar o dinheiro do INSS

Porém, não há motivo para pânico e, neste caso, é necessário apenas cumprir a regra da Previdência Social. Atualmente, existem diversas formas de sacar o benefício do INSS de forma tranquila, até mesmo sem a necessidade de sair de casa.
Primeiramente, é necessário entrar no site gov.br/meuinss ou no aplicativo ‘Meu INSS’ no telefone celular. Caso não tenha o aplicativo, pode baixar gratuitamente nas lojas App Store ou Play Store, em poucos minutos.
Em seguida, o beneficiário precisa digitar o CPF e a senha, caso já tenha. Se não tiver, deve imediatamente fazer o cadastro no próprio aplicativo antes de começar a suar o benefício.
Agora, vem o mais importante: buscar o mecanismo para receber aquele pagamento que não sacou. E, para isso, é fácil: basta clicar na aba ‘Solicitar Emissão de Pagamento Não Recebido’, dentro do prazo de 60 dias para regularizar. Contudo, existe outra forma de regularizar, que é através do telefone 135, onde liga e um atendente irá passar todas as coordenadas e explicações.
Prova de vida acontece por dados
Por fim, os beneficiários do INSS não precisam mais fazer a prova de vida de forma presencial. Atualmente, a própria Previdência Social faz o cruzamento de dados do cidadão, para garantir que ele realmente esteja vivo. Deste modo, não há mais a necessidade de se preocupar com isso, já que tudo acontece de forma automática.
E todas essas ações da previdência social existem por um motivo: evitar fraudes e, principalmente, que terceiros recebem dinheiro de pessoas já falecidas. Anualmente, esses golpes geram milhões de Reais em prejuízo para os cofres públicos. Assim, a saúde financeira do INSS também depende do bom andamento do serviço, com todos os beneficiários recebendo o salário de forma regular todos os meses, sem golpes.








