Os beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) que sofreram descontos indevidos em suas folhas de pagamento, já podem pedir a restituição dos valores. Desde esta quarta-feira (14), isso já possível através de dois canais: o aplicativo Meu INSS e, também, o telefone 135, que tem ligação gratuita.
Além disso, através do serviço ‘Consultar Descontos de Entidades Associativas’, disponível no aplicativo do Meu INSS, é possível ainda saber qual entidade gerou esse desconto indevido. Com o vínculo definido, também ficará mais fácil conseguir o ressarcimento.
De acordo com os dados divulgados pelo instituto, 9 milhões de segurados em todo o país começaram a receber notificações nesta última terça-feira (13). Desse modo, já sabem que terão direito a ter algum tipo de ressarcimento.
Aplicativo do INSS apresenta instabilidade

Até por conta da grande demanda de pessoas procurando descontos indevidos, o aplicativo Meu INSS irá sofrer com instabilidade. Principalmente agora, nesta quarta-feira, quando a procura será naturalmente maior.
Afinal de contas, milhões de aposentados e pensionistas tiveram problemas com esses descontos indevidos nos últimos anos. No entanto, o Dataprev, empresa responsável por gerenciar o aplicativo, segue monitorando as eventuais falhas previstas no sistema, para tentar minimizar o problema.
Agora, o INSS ainda negocia com os Correios a possibilidade de parceria com 8.500 agências de atendimento. Isso para o caso de muitos idosos que não têm ou têm dificuldades em acesso à internet. Desta maneira, todos os beneficiários lesados terão a mesma facilidade para tentar resolver o problema, que se tornou um escândalo nacional.
Outro ponto importante é que apenas aqueles que já instalaram o aplicativo no celular, terão acesso às notificações. E, ainda, vale lembrar que a instalação é totalmente gratuita tanto no sistema Android quanto para quem usa iPhone.
Instituto alerta contra golpes
No entanto, com a grande procura de aposentados e pensionistas pelo ressarcimento, também surgem os famosos golpes virtuais. Por isso, o INSS também alerta as pessoas para usarem apenas os meios oficiais divulgados, como o aplicativo.
Além disso, não há nenhuma possibilidade de contato através de telefone e nem mesmo por SMS. Então, caso receba chamada telefônica ou esse tipo de mensagem, deverá ignorar para não ter risco de perder mais dinheiro.
No caso do telefone gratuito 135, onde é possível ligar para tirar dúvidas, o atendimento será de segunda a sábado. E os horários são entre 7h e 22h, com mais facilidade após 16h e aos sábados, segundo o INSS.








