O ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutico), de São José dos Campos, anunciou a abertura de 180 vagas para cursos superiores, a partir desta segunda-feira (2). Essas inscrições valem para o Vestibular 2026 do local.
No momento, as 180 vagas do ITA se voltam para estudantes de engenharia. Neste caso, vale também para quem pretende seguir carreira civil e militar, de acordo com a opção escolhida.
Vale lembrar que o instituto tem um dos vestibulares mais exigentes do país e fica dentro do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José. Até por conta disso, é tido como uma das principais referências em ensino de qualidade no país.
Qual o valor das inscrições para o vestibular do ITA

Em 2026, o valor da taxa de inscrição do vestibular do ITA em São José está em R$ 195. E os interessados terão até o próximo dia 11 de julho como prazo. Depois, disso, não será mais possível. Outras informações mais detalhadas estão no próprio site oficial do ITA.
Além disso, esse vestibular, seguindo a legislação, há vagas reservadas para negros e pardos. No entanto, é necessário, na hora da inscrição, se autodeclarar nesta situação para conseguir ter direito à vaga, que ainda irá passar por avaliação.
Atualmente, todos os cursos de engenharia oferecidos no Instituto possuem duração de cinco anos. E são voltados para os seguintes assuntos: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, Computação, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Sistemas e de Energia.
Com isso, os interessados possuem diversas opções para tentar passar no vestibular. No entanto, é necessário uma dedicação especial nos estudos, já que essa prova é considerada uma das mais concorridas do país.
Um dos motivos para isso é o alto nível oferecido aos estudantes. E, quando se formam, geralmente já saem de lá com o emprego garantido na área de atuação.
Cronograma das provas
Agora, as datas das provas do vestibular do ITA também já estão definidas pela entidade. E acontecerão em dois finais de semana, no segundo semestre.
Assim, o primeiro dia de provas será em 5 de outubro, das 13h às 18h. Ou seja, serão cinco horas de duração.
Depois, entre os dias 28 e 31 de outubro, acontece a segunda fase, com provas dissertativas. No total, serão quatro dias de avaliação.








