O mês de março terminou com chuvas abaixo da média na cidade de São Paulo. No total, a capital teve 120,2 milímetros de chuva no período, ou seja, 32,1% abaixo do esperado no período, quando a média fica em 177,71 milímetros.
Esses dados foram divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), da prefeitura de São Paulo. Esse órgão é o principal responsável por monitorar as chuvas na capital do estado durante todo o ano.
Ainda segundo os dados da CGE, a cidade teve 15 dias de precipitações, enquanto nos demais foram secos. Na prática, a capital paulista alternou entre chuvas fracas e temporais que, inclusive, causaram muitos transtornos aos paulistanos neste mês.
CGE aponta chuvas concentradas

Outro ponto importante, segundo o CGE, é a concentração de chuvas em poucos dias. Por exemplo, em cinco dias, ocorreram 105,7 milímetros de precipitação em São Paulo. Desta maneira, foram 87,9% do que se espera para todo o mês. E o dia 18 de março foi o que teve mais cuva. Na oportunidade. Se registrou 33,2 milímetros de precipitação na cidade, 18,7% do esperado para todo o mês.
Desde 1995, o Centro de Gerenciamento divulga as informações de chuvas em São Paulo. Desde então, o mês de março mais chuvoso aconteceu em 2006, quando houve 338,8 milímetros de chuva acumulada. Por outro lado, em 2011, com 74,8 milímetros de precipitação, se registrou o período menos chuvoso da história para este mês.
E a região do Guaianazes, zona leste da capital, foi a que concentra a maior parte das chuvas. Por outro lado, a região central é apontada como a menos chuvosa da capital paulista durante o mês de março.
Em termos de dias, o 29 de março de 2006 foi o mais chuvoso da história para o período. Naquele momento, a capital paulista registrou 73,3 milímetros de água. E coincidiu justamente com o ano em que se registrou o mês de março com mais chuva na capital.
Temperaturas ficam dentro do esperado
Se as chuvas ficaram abaixo do esperado para o período, ao menos as temperaturas ficaram na média. Segundo o CGE, a média de temperatura mínima em março ficou na casa dos 19º. Então, foi igual à média histórica deste mês, segundo as informações coletadas desde 2004.
Por outro lado, a média de temperatura máxima no período foi de 29,2º, ou seja, 0,8º acima da média histórica. Enfim, ao contrário das chuvas, as temperaturas não tiveram grandes alterações no período.








