O Mercado Municipal de São José dos Campos passará por reformas que custarão R$ 9,285 milhões aos cofres públicos. Nesta última terça-feira (22), o Diário Oficial do Município publicou a oficialização da contratação da Urbam (Urbanizadora Municipal) para realizar o serviço.
No entanto, esse valor acabou ficando 149% acima do previsto no contrato anterior. Na oportunidade, a obra no Mercado Municipal ficaria a cargo da DHR Moraes Engenharia.
Em abril deste ano, a prefeitura rompeu de forma amigável com a DHR. Na oportunidade, o prefeito Anderson Farias (PSD) justificou o rompimento por conta da complexidade da obra e afirmou que, com a Urbam, o trabalho ficaria mais eficiente.
Qual o prazo da obra no Mercado Municipal

Agora, a expectativa é de que as obras no Mercado Municipal de São José dos Campos durem cerca de dois anos, ou 720 dias. No caso, para todas as áreas comuns do local, que fica na região central da cidade.
Desde fevereiro de 2024, o espaço, que é de responsabilidade da prefeitura, passou via concessão para a Associação de Comerciantes do Mercado. E, nesta concessão, estava previsto uma operação por 15 anos, que previa também diversos tipos de melhoria para o espaço de comércio.
Inicialmente, a reforma custaria R$ 5,5 milhões e traria melhorias em diversos pontos do Mercadão. Por exemplo, é o caso dos telhados, pintura, piso, parte elétrica e hidráulica. Assim, se tinha e expectativa de garantir um local melhor para a população fazer suas compras.
Atualmente, o Mercado Municipal de São José oferece diversos serviços, principalmente no ramo de alimentação. E, nos finais de semana, costuma receber um número maior de visitantes, principalmente os que vão em busca de peixes, carnes, grãos e, também, para degustar os tradicionais pasteis vendidos no local.
Por fim, o espaço ainda precisa atualizar o laudo de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. E, também, trocar as lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED.
Mercadão é tombado há mais de 30 anos
O Mercado Municipal de São José dos Campos é tombado desde 1994 pelo COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural). Originalmente, o prédio teve sua construção feita em 1921, com ampliação desde 1923.
No entanto, o terreno já recebia atividades comerciais desde o século 19. Agora, o Mercado Municipal é uma das referências comerciais no centro de São José dos Campos, onde ficam as principais lojas mais populares da cidade do Vale do Paraíba.








