Diego Fernandes de Souza, o ‘Minotauro’, foi preso nesta última sexta-feira (19), pela Polícia Civil, na favela de Paraisópolis, região sul de São Paulo. Esse criminoso, de 40 anos, é considerado como o principal e mais perigoso ladrão de casas de luxo do estado.
A prisão de Minotauro aconteceu em uma ação onde a polícia conseguiu recuperar 20 obras de arte roubadas. Na lista, havia dois quadros de Alfredo Volpi, onde a avaliação é de aproximadamente R$ 6 milhões.
De acordo com as informações divulgadas pelos investigadores da Polícia Civil, todas as obras ficaram escondidas em um imóvel, envoltas em plástico-bolha. Ainda segundo a polícia, as vendas aconteciam desde 2021 no mercado paralelo e o valor de cada obra estava em cerca de R$ 150 mil.
Minotauro é preso junto com morador

Além de Minotauro, outro morador da casa em Paraisópolis também acabou preso. Ele foi acusado de receptação, segundo o delegado Fábio Sandrin, que está à frente das investigações.
Para a polícia, Minotauro é o ‘ladrão número 1 de São Paulo, o maior do Brasil’. Atualmente, ele estava foragido e condenado por crimes como roubo, porte ilegal de arma e formação de quadrilha.
No momento, ele liderava diversas quadrilhas que eram especializadas em roubar casas de luxo. E o bairro do Morumbi, na região sul de São Paulo, era o principal alvo do grupo liderado pelo homem que acabou preso nesta sexta-feira. Até mesmo por conta da proximidade com Paraisópolis, o reduto dele.
Nascido na cidade de Taboão da Serra, na Grade São Paulo, Minotauro tem 14 inquéritos contra ele desde 2016. Inicialmente, ele era apenas o ‘chaveiro’ do grupo criminoso, ou seja, abria as portas das casas.
Mas, ele se sofisticou, se aprimorou e passou a liderar essas quadrilhas. De acordo com os investigadores, o criminoso muitas vezes nem participava das ações e apenas comandava os roubos.
Criminoso era violento, diz polícia
Minotauro era o responsável por toda a logística dos crimes de roubos às casas. No entanto, o pior era a ação violenta contra as vítimas, principalmente quando tentavam resistir.
Inclusive, horas antes, houve uma tentativa de roubo no Morumbi, onde as vítimas ficaram reféns a madrugada toda. E a suspeita é de que ele tivesse participado diretamente.
Segundo a polícia, com a prisão de Minotauro, há esperança de redução de casos de roubos a residências. Por enquanto, os moradores de São Paulo, especialmente na região do Morumbi, vivem amedrontados por conta da onda de assaltos que atinge a região.








