São Paulo realizará um mutirão para moradores em situação de rua na próxima semana, pelas ruas centrais da cidade. O evento acontece, com apoio da prefeitura, entre os dias 12 e 16 de maio na Capital Paulista.
Segundo a administração, esse evento em apoio aos moradores em situação de rua acontece na Praça da Sé, das 10h às 15h. Neste caso, a prefeitura batizou a ação de JUDSAMPA, que visa melhorar as condições dessas pessoas em vulnerabilidade social.
Agora, essas pessoas terão, ao menos por uma semana, acesso a diversos serviços que apoiam a cidadania. Por exemplo, contarão com assistência de saúde, jurídica e social, entre outros, totalmente de forma gratuita.
Secretaria organiza evento a Moradores em situação de rua

Nesta ação que terá duração de uma semana, a SMHC (Secretaria Municipal de Direitos Humanos) de São Paulo irá auxiliar diretamente os moradores em situação de rua. Mas, a organização é feita pelo TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que terá diversas equipes multidisciplinares.
Por exemplo, terá unidades móveis de LGBTI, a unidade móvel chamada Van de Mulheres e, ainda, o CRAI Móvel (do Centro de Referência e Atendimento de Imigrantes).
Além disso, a equipe do CRPIR (Coordenação de Promoção da Igualdade Racial) e a Ouvidoria de Direitos Humanos estarão presentes. No caso, uma equipe e, também, a estação cidadania, tirando todas as dúvidas desses moradores que precisam da ajuda do poder público.
Nesta semana, haverá no local diversos advogados públicos e voluntários, além de estagiários e outros profissionais da área de Direito. Isso tudo para auxiliar essas pessoas em diversas questões, como os benefícios sociais e previdenciários, por exemplo.
No caso, muitos teriam direito a Bolsa Família, Fundo de Garantia, etc, e não sabem. Assim, terá a chance de regularizarem os dados e, talvez, até mesmo passar a receber algum benefício social do governo.
Mutirão irá emitir documentos
De acordo com a prefeitura de São Paulo, esse mutirão em prol dos moradores em situação de rua terá diversos serviços disponíveis. Entre eles, emissão de novos documentos (certidão de nascimento, casamento, RG, título de eleitor, etc).
Mas, haverá também orientação sobre diversos direitos a essas pessoas. Porém, não para por aí, já que as pessoas terão direito a até mesmo corte de cabelo gratuito, testagem de doenças como HIV e Covid e requerimento dos mais variados benefícios previstos em lei. E que valem tanto para os moradores em situação de rua quanto a outros cidadãos.








