O muro de Congonhas desabou após as fortes chuvas na tarde deste último domingo, em São Paulo. No entanto, o aeroporto na zona sul da capital paulista continua funcionando normalmente, de acordo com a concessionária Aena, responsável pelo gerenciamento do local.
Neste domingo, esse muro que cerca o Aeroporto de Congonhas caiu, sem deixar feridos. Visualmente, ficou parecendo uma ‘mini-cachoeira’, com a água escorrendo pelo lado de fora.
Em nota, a Aena informou que a área ficou totalmente isolada naquele momento, mas sem afetar os voos. E reforçou que o incidente não deixou nenhuma pessoa ferida ou em perigo.
Dois trechos do muro de Congonhas caíram

Na prática, foram dois trechos do muro de Congonhas que caíram na tarde deste domingo, na zona sul de São Paulo. E um deles foi entre as vendidas Washington Luiz e Bandeirantes, no sentido do Jabaquara.
Inclusive, na Avenida Bandeirantes, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), precisou interditar uma das faixas na manhã desta segunda-feira (9). Isso foi necessário para o trabalho de contenção e reconstrução do muro no aeroporto, que é o segundo mais movimentado do estado de São Paulo.
E, com a interdição dessa faixa da avenida, o trânsito, normalmente intenso na região, ficou ainda mais complicado. E diversos pontos de congestionamento surgiram por conta disso, fazendo com que o paulistano precisasse ter um pouco mais de paciência no início da manhã.
Já o outro trecho do muro que desabou foi na altura da Avenida Jurandir. Essa área também ficou interditada no domingo, para a remoção dos pedaços de concreto.
Imagens divulgadas nas redes sociais, flagradas por populares, impressionam pela força da água. Apesar disso, foi algo localizado e que não atingiu as pistas de pouso e decolagem do Aeroporto de Congonhas.
Aeroporto voltará a ser internacional
Em meio à queda do muro de Congonhas, o aeroporto também vem sendo destaque na mídia por conta da volta de suas operações de voos internacionais, em breve, para o setor comercial de passageiros. Segundo a concessionária, a expectativa é dessa retomada a partir de 2028.
Atualmente, Congonhas é um importante aeroporto para viagens nacionais e regionais. No estado de São Paulo, apenas o aeroporto de Guarulhos e o Aeroporto de Viracopos, na região de Campinas, operam voos comerciais para fora do país.
Ainda nesta segunda, após a queda do muro de Congonhas, o trânsito na avenida interditada já será liberado. E o serviço no aeroporto segue normal.








