O Museu do Folclore em São José dos Campos recebeu mais de 5.000 visitantes nos três primeiros meses de 2025. Os dados estatísticos são da FCCR (Fundação Cultural Cassiano Ricardo) órgão ligado à prefeitura da cidade.
De acordo com esses dados divulgados, o Museu do Folclore registrou 5.622 pessoas no local entre janeiro e março deste ano. Considerando apenas março, o espaço recebeu 1.468 visitantes.
Neste período, o museu em São José dos Campos teve diversas exposições, tanto de curta quanto de longa duração. Isso sem contar que tem atividades como brinquedoteca e biblioteca, além de outras atividades inerentes a esse espaço de cultura na cidade de 700 mil habitantes no Vale do Paraíba.
Coleção Cadernos vira destaque no Museu do Folclore

Neste período, um dos destaques do Museu do Folclore em São José dos Campos foi o lançamento do 30º volume da Coleção Cadernos de Folclore – As Receitas que Contam Histórias. Afinal de contas, é um produto que ajuda a contar um pouco da história da cidade e dos costumes dos joseenses.
Na oportunidade, a própria gestora do museu, Camila Inês, foi a responsável pela confecção do material. E o livro ainda fez parte do evento Museu Vivo.
Outro ponto importante no período foi a exposição temporário ‘Eco Circo Brinquedos Circenses e de Antigamente’. Esse evento começou em março, mas segue durante todo o período do mês de abril.
Para fechar março, outros eventos se destacaram e garantiram a presença de um grande número de visitantes. No caso, foi a Terça com Museologia, Grupo de Estudos, Roda de Fazeres e Formação de Monitoria. Com isso, além das questões culturais para a cidade, também teve a oportunidade de capacitar pessoas. E que, assim, poderão também atuar em diversas áreas, como a monitoria.
Local recebe até gente de fora
Considerando apenas as exposições, São José teve 952 visitantes nos primeiros três meses de 2025, tanto nas agendadas quanto nas visitas espontâneas. Além disso, foram 30 visitantes na biblioteca e outros 62 na brinquedoteca.
Entre os visitantes, a ampla maioria era da própria cidade: 631, segundo os dados divulgados pela prefeitura. Além disso, a cidade teve 275 visitantes de outros 15 estados e 66 cidades.
Mas, o Museu do Folclore de São José se tornou até mesmo um produto internacional. Afinal de contas, teve 14 visitantes vindos do exterior. No período, foram três dos Estados Unidos, dois da Áustria, Dinamarca e Estônia, e um de Canadá, Alemanha, Portugal, Suécia e País de Gales.








