O Museu do Futebol, em São Paulo arrecadou um total de 114 pares de chuteiras durante todo o mês de julho. Então, doou todo esse material para as meninas que jogam futebol pela Terra Indígena do Jaraguá, na capital paulista.
Isso foi possível porque o Museu do Futebol organizou a 4ª edição da Campanha Chuteira Para Todas e Todos. E, durante o período de férias de julho, a entrada foi gratuita aos visitantes do espaço que fica em um anexo no estádio do Pacaembu.
“A iniciativa, que garantiu entrada gratuita ao museu durante todo o mês para quem contribuísse com a ação, reafirma o compromisso da instituição com o incentivo ao futebol como instrumento de inclusão e valorização de diferentes identidades”, disse a direção do museu, que é gerido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
Museu do Futebol aposta na inclusão

Um dos motivos da campanha do Museu do Futebol é a possibilidade de ampliar a inclusão no esporte. Afinal de contas, muitas meninas sonham em jogar futebol, mas ainda esbarram no preconceito.
Com a iniciativa da doação de chuteiras, se permitiu entrar de forma gratuita no museu no mês anterior. E também ajudou a promover a mostra temporária Jaraguá Kunhague Ouga’a – o jogo das mulheres do Jaraguá. Aliás, a exposição continua em cartaz até o próximo dia 31 de agosto.
Mas, as chuteiras não se limitaram apenas às meninas da aldeia. Isso porque os meninos e homens da aldeia também receberam equipamentos para a prática do esporte.
Uma das curadoras da mostra no Museu do Futebol, Roseane Reté, agradeceu o apoio. E destacou a importância do futebol como meio de inclusão.
Estou muito feliz mesmo por minha comunidade ter sido ajudada. Isso estimula as atletas, crianças e nossos jovens para continuarem e não desistirem do futebol
Por fim, essa exposição também mostra como é a resistência da comunidade indígena na capital paulista. E mostra um pouco da realidade deles no dia a dia, sob o olhar das lentes dos próprios moradores, que vivem aquele cotidiano.
Museu existe desde 2007
O Museu do Futebol em São Paulo existe no estádio do Pacaembu desde 2007. De lá para cá, recebeu centenas de exposições temporárias, além de outras temáticas.
E, com uma proposta interativa, sempre apresenta novidades e busca fazer com que o visitante participe e interaja com os equipamentos. O Museu do Futebol, na Praça Charles Muller, funciona sempre de terça à domingo, das 9h às 18h, mas a gratuidade acontece apenas às terças-feiras.








