São José dos Campos comemora a redução de 16% nos registros de ocorrências policiais de roubos e furtos na região central da cidade. Esses dados, divulgados pela prefeitura, com base nos registros da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo se referem ao primeiro quadrimestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado.
Esses dados foram coletados através do 1º DP (Distrito Policial), que funciona na região central. Entre janeiro e abril do ano passado, se registraram 525 boletins de ocorrência de furtos e roubos, enquanto em 2025 esses números caíram para 436.
Ainda assim, os números são considerados altos e preocupantes. No entanto, com essa redução de 16%, se cria um alento e um otimismo para o poder público.
Queda nas ocorrências é atribuída à ação integrada

De acordo com a Secretaria de Proteção ao Cidadão, órgão ligado à prefeitura de São José, a ação integrada ‘São José Unida’ é uma das principais responsáveis pela redução das ocorrências. “O patrulhamento constante da Guarda Civil Municipal, as operações conjuntas das polícias Militar e Civil, além do uso de tecnologia por meio do CSI (Centro de Segurança e Inteligência), têm sido fundamentais para ampliar a sensação de segurança e coibir delitos na cidade”, diz a pasta no site oficial da prefeitura.
Na prática, a ação acontece em parceria com a prefeitura, governo estadual e, por fim, governo federal. E essa força tarefa tem como principal objetivo reduzir a criminalidade na região central do município. Em consequência, também aumentará a sensação de segurança de se andar no centro de São José dos Campos.
Atualmente, a cidade tem cerca de 700 mil habitantes e é a maior da região do Vale do Paraíba. Então, com uma população mais numerosa, as demandas na área de segurança pública também aumentam.
Poder público aposta em ações preventivas
Ainda de acordo com a pasta, para reduzir ocorrências como roubos e furtos, há uma aposta predominante em ações preventivas. E a região central se tornou o foco principal por conta da grande circulação de pessoas, até por conta do comércio.
Atualmente, essa parte da cidade tem uma base fixa da GCM (Guarda Civil Municipal), que fica na praça da Igreja Matriz. Além disso, conta ainda com uma equipe de Grupamento de Bicicleta, o GBike.
Por fim, a prefeitura anunciou que, nos próximos dias, a cidade terá mais 60 novos guardas. Eles estavam em treinamento desde março, e vão ajudar a tentar reduzir ainda mais os registros de ocorrências de roubos e furtos no centro de São José.








