Uma escola em São José dos Campos se tornou um centro de oftalmologia no último final de semana. E, por algumas horas, a preocupação com a visão ficou acima do ensino de matérias como matemática e português.
Mas, foi tudo por uma boa causa, afinal de contas, o trabalho de oftalmologia foi gratuito. E ajudará a melhorar a visão de muita gente, que ainda não terá que pagar nada pelo serviço.
No último sábado (7), a Emefi Professora Silvana Maria Ribeiro de Almeida, no Jardim das Cerejeiras, virou um consultório completo. E tudo graças ao projeto ‘Visão para um Mundo Melhor’, sempre organizado pelo Rotary Clube Vila Ema, um dos mais tradicionais da região.
Programa de Oftalmologia voltado para crianças

Esse programa de oftalmologia na escola em São José dos Campos é voltado para crianças de até 10 anos. Além da consulta gratuita, também ganharam os óculos através da parceria entre o poder público municipal e o Rotary Club.
De acordo com os dados divulgados pela prefeitura, cerca de 400 crianças daquele faixa etária passaram pela triagem no final de semana. Com isso, os que eventualmente apresentaram problemas de visão, tiveram uma consulta individualizada com os médicos voluntários.
Depois, tiveram a chance de ir a uma espécie de lojinha, montada na escola, para escolher a armação dos óculos. Para Thales Manetti, presidente do Rotary Clube de São José dos Campos, a sensação é de dever cumprido.
É gratificante ver o impacto direto que um projeto como esse tem na vida das crianças. Não se trata apenas de enxergar melhor, mas de aprender melhor, viver melhor. O acesso à saúde visual é essencial para o desenvolvimento da educação.
Inclusive, para muitos pais de baixa renda, essa foi uma oportunidade única de detectar o problema. E que irá auxiliar até mesmo na melhoria do desempenho escolar dos estudantes.
Programa existe há 15 anos
Esse trabalho de oftalmologia batizado de ‘Visão para um Mundo Melhor’ surgiu em 2010, como uma iniciativa do Rotary Club de São José dos Campos. Desde então, já soma 26 edições realizadas e não apenas na cidade, mas em outros municípios da região do Vale do Paraíba.
Segundo os dados divulgados pelo Rotary e pela prefeitura, desde o início, já se realizou 4.800 atendimentos e mais de 1.600 consultas de oftalmologia. Desde então, foram mais de 500 óculos entregues de forma gratuita, onde crianças passaram a ter a oportunidade de enxergar melhor.








