São Paulo terá uma linha de crédito de US$ 100 milhões (cerca de R$ 550 milhões) com um banco chinês para viabilizar a aquisição de novos ônibus elétricos. O prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), confirmou a informação nesta última quarta-feira (23).
Com isso, aumenta a expectativa e a projeção da prefeitura de ter 100% da frota da cidade formada por ônibus elétricos. Entre os principais benefícios está a necessidade de reduzir a emissão de gases poluentes e reduzir os efeitos do aquecimento global na cidade e na região.
Segundo ele, o acordo está fechado e falta apenas assinar o contrato. Inclusive, o próprio prefeito está na Ásia, onde também visitará o Japão, em busca de parcerias.
Ônibus elétricos são meta na cidade

Na prática, o valor de US$ 100 milhões irá financiar a compra desses ônibus elétricos, mas de origem chinesa. No entanto, também é possível que sejam ônibus produzidos aqui no Brasil.
Além disso, a troca dos ônibus convencionais por elétricos se tornou uma tendência em muitas cidades brasileiras. Isso tudo por conta da questão de sustentabilidade, evitando ainda mais problema com poluição.
Outro ponto é que a taxa de juros para esse empréstimo é menor que nos bancos convencionais. E, ainda, tem a possibilidade de parcelamento em dez anos.
Segundo a prefeitura, isso irá proporcionar uma economia de R$ 240 mil por ano e, desse modo, R$ 2,4 milhões em dez anos. Atualmente, a prefeitura gasta cerca de R$ 25 mil por mês com diesel para abastecer os veículos utilizados no dia a dia.
Com isso, mais que a questão ambiental, também há a economia para os próprios cofres da cidade. E permitirá ônibus elétricos com menos gastos também em manutenção, já que esses veículos dispensam diversos itens existentes nos convencionais, como o óleo.
Prefeito diz que ônibus se paga
E essa questão financeira dos ônibus elétricos é algo que o prefeito Ricardo Nunes bate na tecla. Segundo ele, considerando os números apresentados, o veículo em si se paga ao longo dos anos.
Ou seja, se eu tiver um financiamento de 10 anos com a taxa de juros bem baixa, o próprio ônibus elétrico se paga. E a gente vai ter ganho ambiental, ganho na qualidade do transporte, tanto para o passageiro como para os operadores, motorista, cobrador, como também essa questão do ganho financeiro
Por fim, São Paulo também quer incentivar o maior uso do transporte público para melhorar o fluxo do trânsito. E o ônibus elétrico faz parte desta perspectiva.








