Um total de 820 quilos de materiais recolhidos. Esse foi o balanço da Operação Casa Limpa neste último sábado (7), em São José dos Campos (SP). O balanço é divulgado pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde, responsável pela ação.
Essa Operação Casa Limpa pelos bairros de São José dos Campos tem um objetivo. No caso, combater os mosquitos da dengue, o Aedes Aegypt. Embora no inverno a incidência da doença seja menor, há sempre o risco de transmissão.
Na oportunidade, a ação da prefeitura durou cinco horas, das 7h às 12h. E, neste curto espaço de tempo, já foi possível recolher mais de 800 quilos de material. Afinal, todos colocariam em risco a segurança das pessoas.
Operação Casa Limpa mira objetos que acumulam água

Basicamente, a Operação Casa Limpa foca em objetos que são potenciais acumuladores de água nas casas dos bairros. Neste final de semana, a ação aconteceu em bairros das regiões leste e sudeste de São José dos Campos.
Aliás, essas ações costumam acontecer de forma setorizada, ou seja, sempre em determinada região. Assim, é possível conseguir uma concentração maior da ação naquele espaço, antes de ir para outros bairros da cidade.
Segundo dados divulgados pela prefeitura, esse foi a 21ª operação do tipo apenas neste ano. Isso porque acontece de forma contínua e, nas próximas semanas, seguirá para outras regiões da cidade, que atualmente conta com mais de 700 mil habitantes.
“Durante a ação, foram coletados materiais como latas, potes, pneus, garrafas, lonas, vasos sanitários, baldes, tambores, piscinas desmontáveis, entre outros objetos que favorecem a proliferação do mosquito”, informou a prefeitura de São José, em seu site oficial.
Além disso, a administração ainda informou que outros itens não recolhidos, devem ir para os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). E estão espalhados por diversos bairros da cidade.
Prefeitura faz apelo à população
Mesmo como sucesso da Operação Casa Limpa no final de semana, a prefeitura de São José dos Campos ainda faz um apelo à população. Afinal de contas, é necessário que esse apoio seja contínuo, para minimizar a proliferação do mosquito transmissão da dengue.
No balanço deste final de semana, a ação na zona sudeste recolheu 380 kg de pneus E, ainda, 50 kg de materiais inservíveis, com um total de 430 kg. Já na zona leste teve o recolhimento de 240 kg de pneus, 150 kg de materiais inservíveis. No total, foram 390 kg na Operação Casa Limpa nesta região de São José.







