Cinco suspeitos foram presos pela Polícia Civil de São Paulo na manhã desta quinta-feira (13), por conta da Operação Chupa Cabras. Essa ação tem como principal objetivo combater crimes de fraudes em caixas eletrônicos.
Na prática, idosos são os principais alvos desses criminosos, que conseguem desviar valores de pessoas que têm dificuldades em usar o terminal. O nome da Operação é Chupa Cabras justamente por conta do dispositivo utilizado pelos criminosos para reter cartões de banco das vítimas.
Basicamente, os criminosos fazem com que o cartão fique preso na máquina e depois aparecem para oferecer ajuda, quando consumam a fraude e clonam o item. A ação desta quinta acontece nas cidades de Adamantina, Cândido Mota, Junqueirópolis, Martinópolis, Ourinhos, Palmital, Pirajuí e Presidente Prudente, todas no oeste paulista.
Operação Chupa Cabras começa após caso em setembro

Agora, a Operação Chupa Cabras da Polícia Civil se desencadeou depois de uma ocorrência em setembro deste ano, na cidade de Palmital. Na oportunidade, uma associação criminosa, de sete pessoas, aplicava o golpe em agências não apenas da cidade, mas também em outros municípios próximos.
Em alguns casos, as vítimas ligavam para o que seriam falsas centrais de atendimentos. Isso na expectativa de conseguir desbloquear os cartões.
Nisso, acabavam passando dados confidenciais, como senhas, para os bandidos. Nesta cidade, foram oito vítimas reconhecidas e identificadas, onde o prejuízo já chega aos R$ 48 mil.
Com isso, a Justiça reuniu provas suficientes para expedir o mandado de prisão de sete pessoas. Até agora, cinco já foram detidas nesta quinta, até a hora do almoço.
Além disso, a Justiça expediu mandados de busca e apreensão. No total, são oito mandados do tipo, em oito endereços diferentes, de acordo com os dados divulgados pela Polícia Civil.
Agora, aqueles que foram presos também foram encaminhados para as delegacias. Assim, irão passar por audiência de custódia, o que definirá se eles ficarão presos ou se irão cumprir a pena em liberdade.
Oito equipes participam da ação
De acordo com as informações divulgadas, a Operação Chupa Cabras contou com o apoio de oito equipes do Deinter-8 (Delegacia do Interior). Outras oito equipes do Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), também ajudam no cumprimento dos mandados.
Para isso, são 64 policiais civis e 16 viaturas empregadas. Diversos dispositivos eletrônicos e dinheiro foram também apreendidos nesta Operação Chupa Cabras no interior do estado de São Paulo.







