Os produtos como ovos e hortifrútis tiveram redução de preço de ovos e hortifrútis no estado de São Paulo nos últimos 12 meses e, considerando os in natura, a queda foi de 9,58%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (18), pela Apas (Associação Paulista de Supermercados).
Considerando apenas o mês de maio, o preço dos ovos teve um recuo de 3,92%, após já cair 0,63% em abril. O levantamento da Apas é feito em parceria com a Fipe e usa dados do IPS (Índice de Preços dos Supermercados).
Segundo a Apas, a perspectiva para os próximos meses é o que o preço dos ovos siga caindo. Isso porque os casos de gripe aviária no Rio Grande Sul interromperam as exportações.
Ovos aumentaram em 12 meses

Embora os produtos in natura e de hortifrúti em geral tenham ficado mais barato, os ovos aumentara nos últimos 12 meses. Segundo dados da Apas, houve um acréscimo de 23,86% neste período.
Mas, com o fim temporário ode exportações, deverá haver uma redução da chamada pressão inflacionária. Consequentemente, o produto ficará mais barato e viável para a população em geral.
Para o economista-chefe da Apas, Felipe Queiroz, diversos fatores fizeram os ovos ficarem mais caros. E citou o mercado internacional e doméstico para tanto.
O aumento nos ovos observado nos meses anteriores pode ser atribuído a diversos fatores, entre os quais se destacam o encarecimento dos custos de produção e os efeitos de condições climáticas adversas, que reduziram a oferta e impactaram diretamente o equilíbrio entre oferta e demanda, tanto no mercado doméstico quanto no internacional — especialmente nos Estados Unidos
Ainda sobre os produtos em maio, os legumes também apresentaram forte queda nos preços. Em um mês, a redução foi de 12,95% e, em 12 meses, chega a 16,69%.
Segundo a entidade, a redução do preço de produtos como o chchu, com queda de 32,58%, tomate (-23,94%), abobrinha (-16,07%) e berinjela (-10,04%) ajudaram a impulsionar a redução. Enquanto isso, as verduras ficaram 1,55% mais baratas em maio, embora a inflação dessa categoria seja ainda de 1,22% em um ano.
Especialista atribui queda dos preços à chuva
Para o economista-chefe da Apas, as chuvas nos primeiros meses deste ano ajudaram, positivamente, na redução de preço em diversos itens de cultivo. No ano passado, como houve maior estiagem, os preços subiram mais.
Por fim, a categoria in natura, na qual se inclui os ovos, teve uma pequena deflação de 0,09% em maio. E foi isso que consolidou a queda de 9,58% no ano.








