São Paulo prevê um gasto de R$ 140 milhões na revitalização de passarelas pela cidade. Segundo a prefeitura, a expectativa é fazer 58 novas licitações para atingir o objetivo.
No caso, se trata do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, que agora foca nas passarelas. Desta vez, a prioridade ficará para a melhoria da mobilidade dos pedestres.
Segundo dados divulgados pela administração municipal, 53 delas já passaram por requalificação. Enquanto isso, mais 37 delas seguem em obras, tanto em fase inicial quanto já avançadas, e que serão entregues ainda no segundo semestre deste ano, de acordo com as estimativas.
Passarelas terão foco na acessibilidade

Além da questão estética com a revitalização, as passarelas terão também um foco na acessibilidade. Por isso, serão feitas adequações necessárias, principalmente para pessoas com deficiência, na tentativa de aumentar a inclusão e permitir que mais gente possa andar com tranquilidade por esses pontos na capital paulista.
Outro ponto importante no projeto é que haverá melhoria das pinturas e instalação de novas sinalizações nos espaços. Até ciclofaixas novas serão instaladas nesta nova etapa do programa do poder público. Neste caso, o investimento será de aproximadamente R$ 128 milhões, considerando o que já está em andamento.
“Essa nova fase do programa responde a uma demanda histórica por manutenção de obras viárias negligenciadas ao longo de décadas, cuja deterioração comprometia a segurança urbana”, diz a prefeitura, em seu site oficial.
Para a Siurb (Secretria de Infraestrutura Urbana e Obras), o início das obras surgiu com foco em viadutos especialmente nas regiões das marginais do Rio Pinheiros e Rio Tietê.
Para a prefeitura, essas conexões são essenciais para os pedestres. E, agora, se espera que as travessias fiquem ainda mais seguras no dia a dia. Atualmente, São Paulo conta com cerca de 12 milhões de habitantes e a demanda é sempre alta.
Inclusive, a Passarela Ciccillo Matarazzo, considerada um ícone na capital, passou por melhoria. Ela liga o Parque do Ibirapuera ao Museu de Arte Contemporânea e tem 241 metros de extensão.
Recuperação do Centro é desafio
Atualmente, além das passarelas, o poder público vem trabalhando na recuperação de diversos pontos, principalmente na região central de São Paulo. O principal desafio é revitalizar o centro degradado e também alvo de muita criminalidade.
Com vias e prédios recuperados e reformados, a expectativa é dar nova ‘vida’ a essa região. Agora, nos próximos meses, novas passarelas irão passar por recuperação com esses novos investimentos.







