São José dos Campos tem um advogado na Comissão Estadual de Direito Eleitoral da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Isso porque Pedro Ortiz, de 35 anos, ingressou na equipe da Capital, após receber convite de Ricardo Vita Porte. Este é presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de São Paulo.
Atualmente, Vita é um dos principais especialistas do país em Direito Eleitoral. E Pedro Ortiz, é um dos nomes do Vale do Paraíba com conhecimento neste setor tão específico do Direito. Agora, ele não esconde a alegria com a oportunidade colaborar de forma mais ampla com a classe.
“Estou muito feliz com o convite. É o reconhecimento de um trabalho feito com muita paixão pela política e por eleições. Vou dar o meu melhor pela nossa região, sempre”.
Pedro Ortiz é ‘pioneiro’ na região

Até alguns anos atrás, São José dos Campos e a região do Vale do Paraíba não tinham tantos especialistas em Direito Eleitoral. Em diversas situações, era até necessário ‘importar’ profissionais da Capital Paulista para atuar na área.
Mas, nos últimos dez anos, o advogado de São José começou a atuar na área. E passou a prestar serviço em diversas regiões do estado de São Paulo. Até por conta disso, veio esse convite para integrar a comissão da OAB em São Paulo.
Com o ingresso de Pedro Ortiz no segmento, há 10 anos, seu trabalho se tornou referência não só na região, mas em todo o estado de São Paulo. Consequentemente, a partir desta projeção, foi convidado a integrar a Comissão de Direito Eleitoral da OAB do Estado de São Paulo. Por lá, representará São José dos Campos e o Vale do Paraíba.
Sobrenome taubateano e raiz joseense
Entretanto, uma curiosidade: Pedro Ortiz carrega um sobrenome comum na vizinha Taubaté. Inclusive, já teve três prefeitos com esse nome na cidade próxima.
Porém, o advogado especialista em Direito Eleitoral é ‘joseense raiz’, como ele mesmo se define. E surge como uma opção de atuação na área específica, com causas em São José, em outras cidades do Vale e em outros municípios do estado de São Paulo.
Quando se forma em Direito, o futuro advogado tem a opção de atuar em diversas áreas, como criminal, previdenciária, familiar e outras. Em alguns casos, são áreas específicas, como Direito Eleitoral e Constitucional. E, no caso de Pedro Ortiz, o profissional de São José dos Campos optou por atuar em uma área onde ajuda no processo eleitoral.








