A Polícia Federal poderá fazer uma parceria de convênio com o programa Smart Sampa, criado pela prefeitura de São Paulo. Esse programa local ajuda no monitoramento de ações para evitar crimes na capital, além de ajudar a localizar foragidos.
Até por conta disso, a Polícia Federal entende que também poderia se beneficiar do projeto. Esse sistema de monitoramento por câmeras é considerado o mais completo da América Latina, segundo informações da prefeitura.
No último dia 2 de junho, membros da PF estiveram na sede do centro de monitoramento em São Paulo. E passaram a estudar a possibilidade de convênio com o sistema da prefeitura.
Superintendente da Polícia Federal elogia o sistema

Durante a visita, o superintendente regional da Polícia Federal de São Paulo, delegado Rodrigo Luís Sanfurgo de Carvalho, disse que irá analisar essa possibilidade. E se mostrou animado com o que viu.
Vimos aqui várias demonstrações da utilidade do sistema, realmente é excepcional. E acho que o próximo passo é agora a gente conversar para eventual convênio para que nós possamos utilizar, para que nós possamos colaborar e para que a prefeitura também possa colaborar com o trabalho da Polícia Federal
Enquanto isso, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), destacou a importância de parcerias. Segundo ele, o sistema está à disposição de todos os órgãos públicos de segurança que precisarem.
É de fundamental importância, todos os órgãos unidos para poder atender bem a população, diminuir a criminalidade e desenvolver suas atividades numa ação conjunta de cooperação de trabalho
Atualmente, o Smart Sampa conta com mais de 27 mil câmeras de monitoramento desde o ano passado. No período, o sistema ajudou a prender 1.215 pessoas foragidas da Justiça.
Além disso, outros 2.470 foram presos em flagrantes. E outros 65 que estavam desaparecidos da família, também foram encontrados, segundo os dados divulgados.
Sistema tem algoritmos avançados
Outro ponto que chamou a atenção da Polícia Federal foi a tecnologia avançada, principalmente com os algoritmos. Isso porque eles são inteligentes e podem identificar várias ações, como as de vandalismo, por exemplo.
Com mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo também enfrenta o desafio da segurança pública. Isso porque os índices de roubos e furtos são sempre alto e deixam a população assustada.
Mas, o poder público vem apostando em soluções tecnológica, como o Smart Sampa e a integração entre os poderes. E é o caso desse possível convênio com a Polícia Federal.








