A Polícia Militar de São Paulo irá abrir 4.400 vagas para novos profissionais. No caso, serão soltados de segunda classe e a oficialização aconteceu na última segunda-feira (15).
Com a publicação no DOE (Diário Oficial do Estado), o governo paulista tem a autorização para abrir edital, de olho no preenchimento das vagas. Com isso, a Polícia Militar paulista ganhará reforços em seu quadro nos próximos meses.
Ainda de acordo como o governo, a remuneração inicial é de R$ 4.825,21. Mas o edital será dividido em dois, ou seja, serão 2.200 vagas para um concurso e 2.200 para o outro.
Quando será aberto o edital da Polícia Militar

Agora, a expectativa é de que o primeiro edital de abertura seja publicado ainda em agosto de deste ano. Depois, em janeiro de 2026, o governo estadual irá abrir mais um edital, para o complemento das disputas de vagas.
Para participar do concurso da Polícia Militar, é necessário ter idades entre 17 e 30 anos. Desta maneira, quem tem acima dessa idade, não poderá mais concorrer a uma vaga.
Outro ponto importante é a necessidade de, ao menos, ter o ensino médio completo e ter estatura mínima de 1,55 metro (mulheres) e 1,60 metro (homens). Normalmente, esses pré-requisitos valem para todos os concursos voltados a área de segurança pública.
No entanto, ainda não há confirmação de quem será a banca organizadora e nem valores da taxa de inscrição. Além disso, também não se definiu o prazo para inscrição e datas das provas.
Provavelmente, a prova para o primeiro concurso será em 2026, no primeiro semestre. Depois, no segundo semestre de 2026, deverá haver a segunda prova, para as outras 2.200 vagas restantes para prendimento dos cargos na força de segurança militar de São Paulo.
Seleção terá cinco fases
Neste concurso da Polícia Militar de São Paulo haverá cinco fases para aprovação, a começar pelo exame de conhecimentos gerais. Em seguida, terá exame psicológico, exame de aptidão física, a avaliação de conduta social, reputação e idoneidade e, por fim, os documentos.
No momento, São Paulo tem 3.500 soldados de segunda classe, além de 645 alunos-oficiais em processo de formação. Desde 2023, o estado abriu mais de 14 mil vagas para soldados.
Agora, esse novo concurso da Polícia Militar visa ampliar o quadro da categoria, com foco no policiamento preventivo e ostensivo. Com isso, será uma ferramenta a mais para melhorar a segurança no dia a dia.








