A Polícia Militar do Estado de São Paulo está com 2.200 vagas abertas para soldados e as inscrições começam nesta segunda-feira (8). No caso, será necessário fazer o concurso público para tentar passar e fazer parte das forças de segurança.
Assim, os interessados no concurso da Polícia Militar de São Paulo devem se inscrever através do site da Fundação Vunesp. Esse instituto ficará responsável pela banca do concurso que irá renovar e reforçar o quadro no estado.
De acordo com o edital, o prazo de inscrição para os interessados vai até o próximo dia 23 de outubro. E, o valor dessa taxa é de R$ 85, onde o candidato pode pagar por boleto em qualquer banco, por PIX ou QR Code.
Quando será o concurso para a Polícia Militar de SP

Ainda segundo o edital, as duas primeiras partes do concurso da Polícia Militar, no exame de conhecimentos, acontecerá no dia 30 de novembro. E a aplicação das provas serão na parte da tarde, em diversas cidades do estado, 37 ao todo, além do Distrito Federal e outros estados, que podem ser consultadas no próprio site da Vunesp.
A publicação do edital aconteceu na última quarta-feira (3), através do DOE (Diário Oficial do Estado). Entre as exigências, há a idade mínima de 17 e a máxima de 30 anos para poder prestar.
Além disso, há exigência de que as mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metros e os homens precisam ter ao menos 1,60 metros. Inicialmente, o salário para PM em São Paulo será de R$ 5.055,53.
Após a realização das provas teóricas, os candidatos ainda terão outras fases. Por exemplo, se passar na prova teórica, terá a prova psicológica, de aptidão física, avaliação de conduta social, reputação, idoneidade e, por fim, a análise de documentos, conforme o previsto no regulamento. Os detalhes dos locais das provas serão divulgados entre os dias 17 e 25 de novembro, também no site da Vunesp.
Qual a função do cargo
Segundo a Polícia Militar, os aprovados neste concurso público terão a responsabilidade de cuidar do policiamento ostensivo. Além disso, irão ajudar na preservação da ordem pública e aplicar a lei, além de combater infrações penais e administrativas.
Após passar por todas as etapas, o candidato aprovado ainda terá que fazer e concluir o curso superior técnico de polícia. Esse curso é realizado na Escola Superior de Soldados.
Nos últimos dois anos, o estado de São Paulo já abriu cerca de 14,4 mil vagas para novos membros da Polícia Militar. A ideia é reforçar o policiamento ostensivo.








