A cidade de São Paulo registrou as prisões de 26.661 infratores nos primeiros sete meses de 2025. Esse número de 8% de presos em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.
Os dados foram divulgados neste final de semana e mostram o momento atual do trabalho da polícia. Ainda segundo a SSP, esses presos foram tanto em flagrante quanto em ações judiciais, como mandados expedidos, por exemplo.
De acordo com o governo paulista, neste mesmo período em 2025, houve uma redução na quantidade de roubos na capital do estado. Inclusive, foram os menores números da história para o período, incluindo os roubos de carga.
Prisões coincidem com quedas de roubo

Esse aumento de prisões também refletiu na queda de roubos na capital paulista. Em números, a Polícia Civil registrou o total de 59.867 casos de roubos entre janeiro e julho deste ano em São Paulo.
E, se fizer uma comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 13,6%. Entre janeiro e julho de 2024, a capital paulista teve 69.334 roubos no total.
Em termos de regiões, o centro de São Paulo foi quem registrou a maior quantidade de prisões efetuadas até agora em 2025. Nos sete primeiros meses do ano, foram 4.631 presos, praticamente metade em flagrante.
No ano passado, foram 11.157 roubos na capital, contra 8.844 registros em 2025. Esses dados também foram divulgados pela SSP nesta semana. Para Carlos Eduardo de Carvalho, delegado da 1ª Seccional, o trabalho integrado com a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar foi essencial.
Essa união, atrelada às ações estratégicas e de inteligência, permite que cheguemos aos criminosos. É o combate incansável ao tráfico de drogas, com foco especialmente no traficante, além do combate aos crimes patrimoniais e de receptação, com o desenvolvimento de grandes operações e mais patrulhamento preventivo
Região sul também se destaca
A Região Sul de São Paulo, onde está instalada a 2ª Seccional da Polícia Civil, foi a segunda região com mais presos, especialmente nas áreas do Jabaquara, Sacomã, Ipiranga, Vila Mariana e redondezas. Desde janeiro, a região teve 2.426 presos pela polícia.
Assim, registrou uma queda de 10,3% de roubos, com um total de 6.422 casos registrados. Desde 2001, ou seja, há 24 anos, esse é o melhor número da cidade de São Paulo, onde as prisões continuam acontecendo no dia a dia.








