Os profissionais de educação em São José dos Campos podem se inscrever para a contratação de professores eventuais I e II. A abertura é a partir desta sexta-feira (25) e ficará aberta até o dia 22 de agosto, às 23h59.
Segundo a Secretaria de Educação da prefeitura, a ideia é que os professores eventuais garantam a necessidade das demandas para 2026, em um novo ano letivo. Desta maneira, quando faltar algum professor titular, são eles quem serão chamados para ocupar.
Quem conduzirá todo o processo desta será o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal). Além da Educação, Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças também cuida do processo de contratações.
Quais os cargos para os professores eventuais

Assim como nos anos anteriores, as vagas para professores eventuais são para educação infantil, o que inclui anos iniciais do Ensino Fundamental, até a 6ª série. E, também, os anos finais do Ensino Fundamental (sétimo, oitavo e nono ano).
No primeiro caso, é necessário que o profissional seja formado em pedagogia. E, n segundo caso, a necessidade é de professores formados nas seguintes disciplinas: Ciências, Arte, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa e Matemática.
Na prática, as vagas são para profissionais de pedagogia e Normal Superior, ou licenciatura plena nas disciplinas mencionadas. E, no caso específico dos profissionais de Educação Física, ainda há a necessidade do registro no CREF, que é o Conselho Regional específico da categoria.
E os profissionais serão chamados de acordo com a ordem de classificação na lista e, também, as necessidades das escolas. Esses professores poderão dar, no máximo, 44 horas-aulas por semana. Além disso, as contratações acontecem mediante as necessidades e demandas de uma determinada escola.
Outro ponto importante é que a aprovação na avaliação não garante que o professor será contratado. Até porque, como eventuais, só irão atuar quando faltar o titular. Segundo a prefeitura, pessoas com deficiência também poderão disputar as vagas em condição de igualdade.
Salários e data das provas
Para este cargo de professores eventuais, os salários se formam através do valor da hora-aula, que para 2026 está em R$ 24,32. Desta maneira, se conseguir as 44 horas semanais, irá receber mais de R$ 3.800 em diversas situações.
Segundo a prefeitura, a provas acontecem no dia 28 de setembro, com três horas de duração. E os candidatos a professores eventuais terão 40 questões de múltipla escolha para responderem durante este tempo estabelecido pelo regulamento no edital.








