O Memorial da América Latina, uma das principais atrações turísticas de São Paulo, poderá mudar de nome. E, se isso acontecer, será uma homenagem ao Papa Francisco, que faleceu na madrugada da última segunda-feira (21).
Nesta última sexta-feira (25), o deputado estadual Emídio de Souza (PT), apresentou um PL (Projeto de Lei) na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Desta maneira, se a proposta for aceita, o espaço irá passar a se chamar Memorial da América Latina – Papa Francisco. Na justificativa do projeto, o parlamentar destaca o motivo da proposta.
Ao atribuir o nome de Papa Francisco ao Memorial da América Latina, o Estado de São Paulo reconhece o profundo valor cultural, político e humanista de uma das figuras mais influentes do século XXI, cujos princípios se coadunam com os ideais de integração latino-americana, fraternidade entre os povos e valorização da diversidade cultural que inspiraram a criação da própria Fundação Memorial da América Latina
Papa Francisco é argentino

Nascido na Argentina, o Papa Francisco foi o primeiro pontífice nascido na América Latina. Ele assumiu o papado em março de 2013, após a renúncia do alemão Joseph Ratzinger, o Bento 16, que faleceu alguns anos depois.
Na proposta do deputado estadual, a fundação que mantém o Memorial da América Latina terá até 90 dias para adotar o novo nome. Isso considerando todos os atos de sua comunicação institucional.
De acordo com o parlamentar, as heranças deixadas pelo Papa Francisco transcendem qualquer religião. E se tornaram uma referência mundial de diálogo e ações como o combate à exclusão.
Além disso, Papa Francisco era uma pessoa que levava uma vida simples. Em fato raro entre os líderes religiosos, era fanático por futebol e torcedor apaixonado do San Lorenzo, um dos principais clubes argentinos.
Funeral do Papa acaba neste sábado
Ainda neste sábado, termina o funeral do Papa Francisco no Vaticano. Desde o início, mais de 250 mil pessoas compareceram ao local e se despediram do pontífice. Ele também foi considerado um dos mais carismáticos líderes da Igreja Católica.
Nos últimos meses, ele vinha lutando contra problemas pulmonares e ficou internado algumas semanas antes. No entanto, teve um AVC e entrou em coma em seu quarto, horas depois de rezar a missa de Páscoa.
Agora, a Igreja Católica convoca um conclave onde, nas próximas semanas, irá escolher o novo líder. Porém, Papa Francisco poderá ter seu nome eternizado com esse projeto no Memorial da América Latina, na capital paulista.







