Os estudantes convocados para a lista de espera do Prouni (Universidade Para Todos) têm que correr para entregar os documentos necessários. Isso porque o prazo para as bolsas se encerra nesta sexta-feira (11).
Desse modo, que busca uma vaga gratuita em uma instituição do ensino superior precisa agilizar. Segundo o Prouni, esse prazo é para o primeiro semestre deste ano e a documentação precisa comprovar o que prestou de informação na hora da inscrição.
No entanto, cada faculdade tem a prerrogativa de definir como será a entrega desses documentos. Por exemplo, algumas permitem a entrega online, enquanto outras exigem de forma presencial.
Quanto paga para a documentação do Prouni?

De acordo com o Prouni, os estudantes que buscam uma vaga na faculdade não precisam pagar nenhuma taxa. Além disso, todas as informações necessárias também se divulgam no site oficial e nas redes sociais do MEC (Ministério da Educação).
Pelo regulamento, o Programa Universidade para Todos fornece dois tipos de bolsa: integral, de 100% do valor da mensalidade, e de 50%, quando o estudante tem que arcar com metade do valor.
Além disso, o principal alvo do projeto é em estudantes que não têm diploma de ensino superior. E, claro, aqueles que são de baixa renda e não possuem condições financeiras de pagar mensalidades.
Por enquanto, os interessados já podem entrar no site do MEC, na área do Prouni e verificar o que é necessário. Para isso, basta entrar no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
E, para entrar, precisa digitar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e, também, a senha da plataforma Gov.br. Essa é a única forma de entrar no sistema.
Por fim, se o aluno tiver toda a documentação aprovada, já pode começar a estudar. E isso vale ainda para este primeiro semestre de 2025.
Documentos necessários
Ainda segundo o Prouni, os estudantes precisam apresentar documentos de identificação deles e de seu grupo familiar. E, também, se exige comprovante de residência, de conclusão do ensino médio e de renda. Também é necessário informar se é ou não professor da rede básica de ensino e se é eventualmente casado ou separado, com os devidos documentos.
E, também é necessário que a renda bruta mensal familiar por pessoa não seja maior que R$ 2.277. Caso precise da bolsa parcial, o limite da renda é R$ 4.554. Em 2025, o Prouni teve 1,5 milhão de alunos inscritos, onde puderam escolher até dois cursos. Para concorrência à bolsa








