Mais de 1.200 moradores de São Paulo receberam o tão sonhado título de regularização fundiária da prefeitura. A ação aconteceu na última quarta-feira (11) e teve até mesmo a presença do prefeito da Capital, Ricardo Nunes (MDB).
De acordo com os dados divulgados pela administração, o número exato foi 1.224 títulos de regularização fundiária. Todos eles foram entregues a famílias do bairro de São Mateus, que fica na região leste da capital paulista.
Assim, esses moradores de áreas como Chácara Chalé, Jardim Imperador, São Francisco (Núcleo B e Núcleo C), Dias Moreira e Jardim Limoeiro estão com os imóveis regularizados. E sem precisar pagar nem um Real para isso.
Regularização fundiária garante posse do imóvel

O principal benefício do título de regularização fundiária é a garantia da posse definitiva do imóvel. Afinal de contas, a legalidade é a única forma de não perder o imóvel, que é o único lugar que essas famílias têm para ficar.
Além disso, eles tiveram a possibilidade de conquistar esse documento de forma gratuita. Até porque são famílias de baixa renda, que há muitos anos vivem no mesmo local. E o prefeito destacou a importância desta iniciativa.
Essas famílias acordaram possuidoras de um imóvel e vão dormir hoje proprietárias de imóvel. Isso dá uma segurança jurídica e esse imóvel passará para os seus familiares. É um motivo de muita alegria, porque tem pessoas aqui esperando há 20, 30 anos para ter esse documento. Estamos conseguindo fazer o maior programa habitacional da história dessa cidade e agora o maior programa de regularização fundiária
Atualmente, um documento de posse definitiva do imóvel junto ao cartório custa cerca de R$ 2.800. Neste caso, a própria prefeitura se prontificou a arcar com os documentos, isentando os moradores deste ônus.
Programa funciona desde 2021
Ainda segundo as informações divulgadas pela prefeitura, o programa de Regularização Fundiária de São Paulo existe desde 2021. Assim, mais de 53 mil famílias, espalhadas por todas as regiões da capital, já conquistaram esse documento tão essencial.
Apenas em 2025, desde janeiro, já foram 5.086 famílias no total. Para a prefeitura, isso é um avanço na política de regularização dos imóveis.
Agora, a prefeitura de São Paulo espera entregar mais de 100 mil documentos como esses até 2028, quando termina a atual gestão. Inclusive, a prefeitura considera a regularização fundiária como estratégica dentro da política habitacional da cidade que conta com mais de 12 milhões de habitantes.








