O Residencial Prestes Maia, em São Paulo, foi oficialmente entregue na manhã desta segunda-feira (7). Agora, o espaço, que já foi a principal ocupação vertical da capital paulista, se torna o primeiro retrofit da cidade e do país.
Desta maneira, 287 famílias receberam suas chaves das mãos do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que participou da solenidade. Agora, o projeto do Residencial Prestes Maia tem como objetivo se tornar referência quando o assunto for habitação social.
De acordo com dados oficiais divulgados, a prefeitura de São Paulo investiu R$ 76 milhões para concluir o programa habitacional. No entanto, o trabalho teve parceria com a iniciativa privada, que entrou com a contrapartida de se responsabilizar pela execução e pelo licenciamento do prédio.
Residencial Prestes Maia terá 1.000 moradores

O projeto de recuperação do Residencial Prestes Maia começou em 2022, ainda durante a pandemia da Covid-19. Na oportunidade, se decidiu que o espaço passaria por reforma, visando uma nova habitação social na região central da capital paulista. E tudo ficou pronto agora, em 2025, três anos depois.
De acordo com a prefeitura, cerca de 1.000 pessoas irão morar no prédio, que agora está totalmente regularizado. E deverá servir de inspiração para outros projetos futuros na região central da cidade.
Além disso, esse projeto ajuda a revitalizar a região central de São Paulo. Nos últimos anos, o centro da capital paulista se deteriorou e ganhou a presença de muitos usuários de dr0gas e moradores em situação de rua, o que tornou a região ainda mais insegura.
Agora, com esse projeto concluído, a prefeitura mira também outros edifícios no centro. E pretende reformar para garantir mais moradias, conforme prevê o próprio prefeito.
“Como esse prédio, demos início ao edifício Bandeiras, já com as obras iniciadas, nas próximas semanas daremos início ao prédio José Bonifácio, temos mapeados vários prédios ocupados, conversando com essas pessoas e teremos uma série de ações”.
Prédio reformado fica perto do metrô
Além da expectativa de moradia com qualidade, na região central de São Paulo, quem estiver no Residencial Prestes Maia também terá outra vantagem. Isso porque residencial, no bairro da Luz, está perto do metrô, o que facilita o deslocamento dos moradores.
Além disso, no local, surgiram mais duas áreas novas de lazer ao ar livre, contando com um salão de festas. Por fim o Residencial Prestes Maia conta com duas torres, onde cada uma tem 20 andares, além do térreo.








