São José dos Campos aplicou dez multas apenas no primeiro trimestre de 2025, por conta do descarte irregular de resíduos pelas ruas da cidade. Os dados foram divulgados nesta semana pela prefeitura.
De acordo com a administração, o CSI (Centro de Segurança e Inteligência), colaborou diretamente para esse resultado. E, através das filmagens realizadas, ficou mais fácil flagrar esse descarte irregular.
E um dos principais benefícios dessa ação é ajudar a coibir a sujeita na cidade. Isso sem contar que esses materiais descartados de forma errada, ajuda a criar inundações e proliferação de doença e animais peçonhentos.
Multas por resíduos foram efetuadas em flagrantes

Essas dez multas no primeiro trimestre de 2025 aconteceram em flagrante após o descarte irregular. E, segundo os números divulgados pela prefeitura de São José. O valor total delas poderá chegar a R$ 250 mil, que será revertido para os cofres públicos.
Além do apoio do CSI, a ação contou com colaboração dos munícipes, através do telefone 153. Inclusive, dos dez flagrantes feitos em 2025, quatro deles aconteceram após as denúncias anônimas de outros moradores.
Até por conta disso, a prefeitura orienta os munícipes a denunciarem as irregularidades. Na prática, isso ajuda também a melhorar a limpeza e a segurança dos bairros, especialmente onde há muitos terrenos abertos.
As multas que a prefeitura aplica se baseiam na legislação, que prevê o ato como crime ambiental. Em casos de reincidência, o valor da penalização poderá até mesmo aumentar. Apesar disso, isso é um desafio grande para a prefeitura, por conta do tamanho da cidade de da falta de conscientização de muitos moradores, que descartam muitos itens de forma irregular, principalmente em regiões mais afastadas do centro.
PEVs são alternativas
Atualmente, São José dos Campos conta com 15 unidades de PEV (Ponto de Entrega Voluntária). Neste caso, é um local apropriado para descartar esses resíduos de forma regular e garantir a destinação correta para os mesmos.
Ainda de acordo com a prefeitura, esse serviço é gratuito e funciona de segunda a sábado, das 8h às 17h. Por sua vez, aos domingos e feriados, funciona das 8h às 12h. Já no PEV do Campo dos Alemães, o horário se estende até às 22h.
Por fim, cada munícipe tem direito a descartar um metro cúbico de resíduos. E, neste caso, se inclui itens como móveis, eletrodomésticos, restos de obras e outros objetos do gênero. Com isso, a administração irá dar a destinação correta, sem a necessidade de atrapalhar o meio ambiente.








