A restituição do Imposto de Renda é o momento que muitos contribuintes esperam. Afinal de contas, é a chance de receber de volta um determinado valor que ficou retido no ano anterior, com os chamados pagamentos retidos na fonte.
No entanto, para receber a restituição, é necessário fazer a declaração obrigatória todos os anos. Até porque, quem tem obrigação legal e não declara, sofre multas e diversas punições previstas em lei.
Outro fato importante é que, quanto mais cedo faz a declaração, mais cedo receberá a restituição. Isso nos casos em que o contribuinte não precisa pagar impostos.
Como e quando receber a restituição do Imposto de Renda

Primeiramente, só recebe a restituição do imposto de renda quem tem direito e quem faz a declaração. Além disso, quanto antes enviar os dados para a Receita Federal, mais cedo irá receber os valores.
Assim, nesta quinta-feira (13), o Governo Federal divulgou as datas para declaração e, também, os prazos para a restituição. Neste caso, vale lembrar que idosos acima de 80 anos e pessoas com problemas graves de saúde possuem prioridade e já recebem normalmente no primeiro lote.
Em conclusão, são cinco lotes de pagamento do imposto. Enquanto o dinheiro não vai par ao contribuinte, ele segue rendendo juros e é pago com acréscimos, ou seja, não há prejuízo para quem declarou mais tarde. As datas das restituições em 2025 são:
- 30 de maio (1º lote)
- 30 de junho (2º lote)
- 31 de julho (3º lote)
- 29 de agosto (4º lote)
- 30 de setembro (5º lote)
Outro fator para receber a declaração mais rápida é quem, no ano passado, optou por receber a restituição por PIX. E, quem utilizou a declaração pré-preenchida também deverá receber antes que os demais.
Prazos para a declaração
O programa do Imposto de Renda, tanto no computador quanto no celular, já se pode baixar desde esta quinta. No entanto, só é possível começar a entregar as declarações a partir de segunda-feira, dia 17 de março pelo aplicativo.
De acordo com o calendário divulgado pela Receita Federal, as entregas pré-preenchidas serão liberadas apenas no dia 1º de abril. E o prazo final para entregar a declaração do imposto de renda este ano irá, novamente, até o dia 30 de maio.
No ano passado, por exemplo, os moradores do Rio Grande do Sul puderam entregar até agosto. Isso por conta das enchentes que atingiram o estado, que sofreu grandes prejuízos. Inclusive, o dinheiro da restituição serviu para ajudar muitas famílias.








