A Revap (Refinaria do Vale do Paraíba), em São José dos Campos, está com alerta de vagas abertas. Isso porque a empresa pretende contratar até 5.000 novos funcionários durante ano.
Neste caso, as vagas abertas na Revap serão para um serviço temporário. Essas contratações serão para suprir a chamada parada técnica da empresa. Então, será necessário parar alguns equipamentos para manutenção, e há necessidade de mão de obra especializada para o trabalho.
Com isso, há ainda a expectativa de movimentar o mercado de trabalho na região. Mesmo sendo temporário, é um serviço que deverá ajudar milhares de famílias. E não apenas em São José dos Campos, mas também em cidades próximas.
Revap anuncia período de contratação

De acordo com informações divulgadas pela Revap, a empresa irá iniciar as contratações ainda em abril de 2025. Depois, terá uma nova leva entre setembro e outubro, pois, o período de parada técnica acontecerá entre agosto e novembro.
Segundo Alexandre Coelho Cavalcante, gerente da empresa, é necessário fazer essa contratação antecipada. Por isso, de acordo com ele, haverá esse pico de até 5.000 profissionais contratados de forma temporária.
Além disso, o empresário explicou à imprensa que toda planta industrial precisa parar a cada cinco ou seis anos. No caso, será revisto o processo de tubulação, automação e instrumentação. Ainda assim, garante ele, a empresa não será totalmente paralisada e parte do maquinário e produção seguirão em funcionamento mesmo durante o período de manutenção preventiva.
Entre as funções que mais precisarão de novos funcionários estão a de caldeireiro, pintor, eletricista, montador de andaime e mecânico, entre outras funções. No caso, serão eles os responsáveis não apenas pela manutenção, mas pelas eventuais montagens dos maquinários neste período.
Com fazer a inscrição
Para fazer a inscrição e tentar uma vaga temporária na Revap, os profissionais precisam procurar o PAT (Programa de Apoio ao Trabalhador). Assim, terá que ir ao local, levar o currículo, carteira de trabalho e outros documentos de identificação. E o próprio posto irá se encarregar de selecionar os possíveis funcionários.
Durante a parada técnica, a Petrobrás prevê investimento de R$ 2 bilhões na planta. Essa refinaria existe desde 1980 e é uma das mais importantes do país.
Desde então, a Revap se tornou uma importante empresa geradora de empregos e renda na região do Vale do Paraíba. Agora, abre essas novas oportunidades para trabalhadores de olho em um emprego, mesmo que de forma temporária na empresa.








