O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), fica na Itália até o próximo dia 27 de junho, onde chegou neste último sábado. Por lá, participa de um evento internacional que tem o combate à fome e a preocupação com a sustentabilidade como principais focos.
Além disso, Ricardo Nunes também se encontrará com o Papa Leão 14, pela primeira vez. Ele assumiu o posto no Vaticano no dia 8 de maio, após o falecimento em abril do Papa Francisco.
Na prática, o prefeito paulistano irá visitar duas cidades: Milão e Roma. Assim, pretende o que chama de ‘estreitar’ laços com os governos locais e expor soluções e problemas existentes nas grandes cidades do mundo.
Ricardo Nunes mira desenvolvimento sustentável

Um dos desafios de Ricardo Nunes como prefeito de São Paulo é tentar buscar soluções para um desenvolvimento sustentável da cidade. Afinal de contas, o município conta com mais de 12 milhões de habitantes e tenta a segurança pública e a poluição como alguns dos principais desafios para tentar resolver.
Uma curiosidade: São Paulo e Milão são consideradas cidades irmãs desde 1962. Assim, a visita do prefeito à região norte da Itália também ajudará a reforçar esse laço que tem mais de 50 anos de história.
Na visita à Velha Bota, o prefeito e demais autoridades ainda irá discutir outros temas, como inovação, cultura, alimentação e desenvolvimento urbano. Com isso, se espera conseguir extrair algo de lá para se aplicar na cidade, além também de levar algumas ideias daqui para os italianos. Por exemplo, São Paulo tem como ambição transformar sua frota de ônibus 100% elétrica, o que casaria com os temas ligados à sustentabilidade.
Além disso, também irá se aprofundar no intercâmbio técnico com a cidade italiano. Atualmente, os dois municípios têm estão no International Urban and Regional Cooperation (IURC) e o Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana (MUFPP).
Reunião com papa será na quarta-feira
Entre tantos eventos agendados por Ricardo Nunes na Itália, o encontro com o Papa Leão 14 acontecerá na quarta-feira (24). Desta maneira, além do cunho religioso do encontro, também haverá o contexto do Jubileu dos Bispos.
Isso também é uma questão simbólica, já que mostra a importância do papel das cidades para promover solidariedade, esperança e inclusão no mundo inteiro.
Enquanto Ricardo Nunes fica na Itália até o dia 27 de junho, o vice-prefeito assume o comando de São Paulo. Assim, até a próxima semana, Ricardo Mello Araújo fica à frente do Executivo.








