O índice de roubo de veículos em São José dos Campos apresentou queda de 91% nos cinco primeiros meses de 2025, em relação ao mesmo período de 2016, último ano antes da implantação do programa ‘São José Unida’, que visa minimizar os casos de criminalidade no município. Esses números foram divulgados nesta semana pela Secretaria de Proteção ao Cidadão, da prefeitura.
No entanto, esses dados são baseados nos índices divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado de São Paulo. De todo o modo, os números de roubos de veículos apresentaram queda considerada expressiva no período.
Em cinco meses de 2025, São José registrou 30 crimes deste gênero. Entre janeiro e maio de 2016, foram 341 registros, o que leva a essa redução de 91%.
Além dos roubo de veículos, furtos também caíram

Neste levantamento de roubo de veículos da prefeitura de São José com dados da SSP, os casos de furtos também apresentaram redução. Nos primeiros cinco meses deste ano, a maior cidade do Vale do Paraíba registrou 282 casos. Em 2016, a cidade teve 890 casos, uma redução de 68%.
Entretanto, os números não se limitam aos roubos e furtos de veículos no período. Por exemplo, em nove anos, os casos registrados de roubos em geral caíram 81%.
Nos primeiros cinco meses de 2016, a cidade de 700 mil habitantes teve 1.642 casos, enquanto em 2025 foram 313. Com isso, o município, que ainda tem números elevados, ao menos conseguiu essa redução considerada significativa.
Outro número que também apresentou queda considerada expressiva foi o de homicídios. No caso, foram 37 registros entre janeiro e maio de 2016, contra 14 no mesmo período de 2025, uma redução de 73%.
Por fim, os furtos em geral caíram em escala menor: 11%. Em 2016, São José teve 2.476 furtos nos primeiros cinco meses, enquanto em 2025 foram 2.212 registros.
Cidade aposta em união de forças
Segundo a prefeitura de São José, o principal motivo para o sucesso em números como roubo de veículos, que estão em queda, é a união de forças de segurança pública. No caso do São José Unida, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, DFPM (Departamento de Fiscalização e Posturas Municipais), Secretaria de Mobilidade Urbana e Detran-SP atuam de forma integrada e conjunta.
Além disso, a cidade tem mais de 1.200 câmera instaladas pelos bairros. E isso teve um peso decisivo na redução do roubo de veículos no período.








