São José dos Campos iniciou uma nova ofensiva para oferecer abrigos seguros aos moradores em situação de rua. Desta maneira, a prefeitura anunciou a operação batizada de ‘Para Você Tem Jeito’, que busca acolher essas pessoas.
Além do abrigo, a operação também visa auxiliar as pessoas de fora que estão de passagem por São José. Até porque muitos tentam voltar para suas cidades de origem e nem sempre conseguem por meios próprios.
“Mais do que assistência, a operação promove dignidade e reforça que sempre há uma oportunidade de recomeço”, diz a prefeitura em seu site oficial.
Opção de abrigos tem ação integrada

Para garantir o abrigo e a dignidade essas pessoas em situação de rua, o poder público tenta agir de forma integrada. Segundo a prefeitura, a GCM (Guarda Civil Municipal) tenta garantir a segurança dessas pessoas. Enquanto isso, a Secretaria de Apoio Social ao Cidadão cuida da abordagem, utilizando uma equipe especializada.
Por fim, a Manutenção da Cidade tem como papel garantir a limpeza dos espaços públicos e gerando a conservação dos pontos. Assim, permite um local com clima acolhedor e seguro para todos os moradores da cidade, que hoje conta com 700 mil habitantes e é a maior do Vale do Paraíba.
Em depoimento ao site oficial da prefeitura, o casal Daniel e Luana, de Caraguatatuba, destaca o impacto desta oportunidade. Isso porque ela sofreu acidente e não conseguiu trabalhar na cidade.
Com isso, ficou sem ter onde morar, recebeu a ajuda da equipe de abordagem e ambos voltaram para Santa Catarina. Por lá, os dois têm familiares e terão a chance de reconstruir a vida.
Neste mesmo dia, outros sete moradores se situação de rua aceitaram voltar para suas cidades. Enquanto isso, outros 12 ficaram e foram para os abrigos municipais. Assim, poderá ficar por determinado período.
Estrutura para os abrigos em São José
De acordo com números que a prefeitura divulgou, São José tem uma estrutura adequada para receber esses moradores nos abrigos. Atualmente, são 17 carros de abordagem, quem contam ainda com 28 equipes multidisciplinares. No caso, a atuação acontece 24 horas por dia, até nos feriados e finais de semana.
Ainda segundo a administração, esses abrigos contam com acomodações adequadas e até espaço para animais de estimação. E, os que aceitam ficar por lá, passam por triagem no Centro Pop, o que permite um atendimento mais adequado. E a Operação ‘Para Você Tem Jeito’, aposta na inclusão social, mais que apenas um abrigo.







