São José dos Campos perdeu posições entre 2024 e 2025, mas continua entre as 1.000 melhores do mundo para se investir. Os dados foram divulgados nesta semana pela Global Cities Index 2025 da Oxford Economics.
Atualmente, São José dos Campos está na posição745 entre os melhores lugares do mundo para se investir. No ano passado, a maior cidade do Vale do Paraíba estava em 611º lugar.
Esse ranking lista as 1.000 melhores cidades dos cinco continentes do mundo. E consideram o potencial de investimento, geração de renda e, também, para receber, eventualmente, novos negócios e empreendimentos.
São José dos Campos é única cidade do Vale na lista

São José dos Campos, capital do Vale do Paraíba, que atualmente é uma Região Metropolitana, é, também, a única cidade da região na lista. E isso reforça a importância do ranking para o município, que hoje conta com cerca de 700 mil habitantes, segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Outro ponto importante é que esse levantamento da Global Cities coloca São José à frente de outras sete capitais brasileiras: Cuiabá, Teresina, Recife, Belém, João Pessoa, Maceió e Salvador.
Nesta pesquisa, itens como economia, capital humano, qualidade de vida, meio ambiente e governança são apontados. Mas, capital humano e economia possuem um peso maior, portanto, é o que explica a colocação das cidades no levantamento.
Mas, no caso específico de São José dos Campos, os itens de governança, capital humano e meio ambiente são os que tiveram maior destaque. Mas, qualidade de vida e economia ficam em situação intermediária, segundo esse levantamento divulgado.
Para muitos economistas, o fato de a cidade ser um pólo tecnológico e até mesmo ter muita força no setor petrolífero, a colocam à frente de outras capitais. Ainda assim, houve esse recuo em relação ao ano anterior.
Quais cidades lideram o ranking
Mas, se São José dos Campos está em 745º lugar, outras cidades do mundo aparecem na parte de cima do ranking da Global Cities. No caso, Nova York, nos Estados Unidos, está em primeiro lugar.
Em seguida, aparece Londres, capital da Inglaterra, Paris, capital da França, San Jose, na California, Estados Unidos e, por fim, Seattle, também na costa oeste norte-americana.
Por fim, a queda da avaliação de instituições como Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) e ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), ajudaram São José dos Campos a cair no ranking da Global Cities.








