São José dos Campos gerou 1.613 novos postos de trabalho no primeiro bimestre de 2025. Os dados são desta última sexta-feira (28), pelo Novo Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados).
Esse órgão faz parte do Ministério da Fazenda, do Governo Federal, e existe desde a década de 1960. Assim, mensalmente, divulga o balanço de empregos de todas as cidades do país, como São José dos Campos.
Atualmente, a cidade do Vale do Paraíba tem cerca de 700 mil habitantes. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e os mais recentes sobre a população são de 2.022.
São José acumula mais de 7.000 vagas

Além disso, ainda segundo os dados do Novo Caged, São José dos Campos teve saldo positivo nas vagas no acumulado. Por exemplo, nos últimos 12 meses, a maior cidade da região somou 7.578 postos de trabalho no saldo. Inclusive, vale lembrar que esses números consideram a diferença entre vagas fechadas e abertas.
Portanto, em São José, no período de um ano, o saldo foi positivo. E, neste momento, foi a cidade do Vale que apresentou a maior taxa de criação de empregos. Isso novamente considerando os números divulgados pelo Caged.
Para efeito de comparação, Taubaté, a segunda maior cidade da região, ficou em segundo lugar no ranking. No período de um ano, os taubateanos geraram 2.696 oportunidades.
E, se for considerar apenas o primeiro bimestre de 2025, Guaratinguetá é a segunda melhor cidade do ranking. Entre janeiro e fevereiro, a cidade do chamado Vale da Fé gerou 558 novos postos de trabalho.
Recorde histórico para a cidade
Ainda sobre os números do período bimestral, São José dos Campos tem o que comemorar. Afinal de contas, os dados são um recorde desde o início da série histórica, em 2007.
Novamente para efeito de comparação, os dados de 2025 são quase o dobro do mesmo período de 2024. Na oportunidade, o acumulado de 12 meses foi de 4.976 postos de trabalho.
Atualmente, a cidade é um dos principais pólos industriais e tecnológicos do estado de São Paulo e do país. E uma das principais molas propulsoras da economia joseense é a indústria aeronáutica, por conta da Embraer.
Isso porque, além da terceira maior fabricante de aviões do mundo, a cidade ainda conta com outras empresas do setor. E todas trabalham para esse fornecimento de peças e manutenção das aeronaves, sustentando a economia e a geração de empregos em São José dos Campos.








