A 4ª edição do Fórum de Gastronomia Artesanal, em São José dos Campos, começa a partir desta sexta-feira (27), dentro do PIT (Parque de Inovação Tecnológica). Esse evento, dedicado a todos os tipos de produtos artesanais da região, acontece até este próximo domingo e é aberto ao público.
Esse Fórum de Gastronomia Artesanal se consolidou no Vale do Paraíba nesses últimos anos. Até por garantir a presença de produtos de locais do Litoral Norte Serra da Mantiqueira, Vale Histórico e outros municípios vizinhos, além de São José.
De acordo com os organizadores, a entrada é gratuita e o evento ocorre sempre das 11h às 19h. E terá, além da venda de produtos típicos, também algumas aulas-shows, concursos culinários, feiras e demais atrações voltadas para a família, ou seja, dá para levar todo mundo para conhecer.
Quem vai expor no Fórum de Gastronomia Artesanal

Desta vez, o Fórum de Gastronomia Artesanal terá a presença de 50 expositores. E, segundo os dados divulgados pela organização, terá queijos, charcutarias, geleias, pães, azeites, mel e bebidas artesanais. Mas, o mais importante, é que tudo foi produzido por pessoas da própria região.
Em 2025, a previsão é de que o evento receba cerca de 10 mil pessoas. Como o PIT fica na Dutra, na região leste de São José, se torna mais fácil para receber pessoas de diversas cidades, por conta do fácil acesso. Ainda por cima, há estacionamento gratuito para quem for de carro.
No sábado (28), acontece o ‘Mesa de Ouro’, um concurso que irá reunir dez chefs de cozinha renomados da região. Eles terão que criar uma tábua artesanal de frios. Um dos convidados é o chef Olivier Anquier, conhecido no meio gastronômico e atração à parte no evento.
Organizadores valorizam evento
Outro ponto que deverá chamar a atenção do público no Fórum de Gastronomia Artesanal é a presença de mais 15 chefs. No caso, eles irão apresentar as aulas-shows, mostrando receitas e utilizando os ingredientes oferecidos pelos expositores no PIT.
Agora, a ideia é conquistar o público através do paladar. Giane Santos, coordenadora do Agropolo Vale e responsável pela organização do evento, espera agradar a todos.
É um evento para toda a família, com experiências sensoriais que agradam desde as crianças até os idosos.
Por fim, a Associação Paulista de Queijos Artesanais, em parceria com o PIT, é a responsável pelo Fórum de Gastronomia Artesanal. E conta com a participação de diversas empresas e entidades desta área na região.








