A Secretaria de Saúde de São José dos Campos iniciou um trabalho intensivo, uma busca ativa, pela vacinação contra a febre amarela. Como a doença também avançou no ano passado em algumas regiões da cidade, a preocupação se tornou necessária agora em 2025.
De acordo com a prefeitura de São José, o principal foco são os bairros com maior risco epidemiológico. Consequentemente, há a expectativa de minimizar os efeitos da doença e evitar a sobrecarga do sistema público de saúde.
Visitas domiciliares contra a febre amarela

Então, uma dessas ações realizadas pelos servidores é a visita domiciliar nas regiões mais problemáticas. Nestes casos, os funcionários da Secretaria de Saúde explicam aos moradores como serão imunizados e a importância da ação.
Neste ano, o movimento começou apenas nos bairros da região norte da cidade, iniciando no distrito de São Francisco Xavier. Depois, passou por outros locais como Buquirinha, Rio das Cobras e, por fim, o Bonsucesso.
Agora, a prefeitura inicia ofensiva em outras regiões de São José, com a sudeste, onde irá atuar no Putim e São Judas Tadeu. Depois, passa por região Sul, no Interlagos, e leste. Neste último caso irá abranger Eugênio de Melo, Primavera, Novo Horizonte, Majestic, Bom Retiro, Capão Grosso 1 e 2, Campos de São José, Jardim Santa Inês e Jardim São José 2.
Atualmente, o público-alvo da campanha contra a febre amarela se concentra principalmente em população de zona rural. Mas, as comunidades ribeirinhas e trabalhadores de áreas rurais também são alvos preferenciais.
Por fim, os joseenses que viajaram recentemente para locais de risco e aqueles que se expõem esporadicamente em áreas silvestres são alvos. Assim, a prefeitura irá orientar todos eles a se vacinarem.
Situação vacinal
Atualmente, a cobertura vacinal contra a febre amarela está em 78,91% da cidade. E, com campanhas de divulgação, a prefeitura espera divulgar ainda mais o serviço.
Agora, os interessados na imunização devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para se vacinar. E vale lembrar que a vacinação é totalmente gratuita.
A preocupação maior em áreas rurais se dá por conta do mosquito transmissão, que atua nestas áreas. E, quem vai viajar para regiões de risco, a orientação do poder público é se imunizar 10 dias antes.
A seguir, confira quem deve tomar a vacina contra a febre amarela em São José dos Campos. Os dados são da secretaria de Saúde.
- Primeira dose aos 9 meses
- Segunda dose aos 4 anos
- A partir de 5 anos, é aplicada dose única para quem não completou o esquema primário
- Quem recebeu apenas uma dose antes dos 5 anos deve tomar uma dose adicional contra a febre amarela, independentemente da idade








