São José dos Campos registrou aumento de 28,45% dos casos de acidentes com escorpiões em 2024, em relação ao mesmo período de 2023. Esses dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde da cidade do Vale do Paraíba.
Ainda de acordo com esses dados, São José teve 116 casos de acidentes com escorpiões em 2023. Já no ano seguinte, em 2024, aumentou para 149, ou seja, aumento de 33 casos. Consequentemente, gerou um sinal de alerta no poder público da cidade. Até porque, dependendo da gravidade, a picada do aracnídeo pode levar as pessoas a óbito.
Região leste teve aumento de casos de escorpiões

Nos dados divulgados pela prefeitura, o bairro Novo Horizonte, na região leste da cidade, foi o mais impactado. Pelos números oficiais, apenas nos dois primeiros meses de 2025, a região teve 28 casos. Não apenas de escorpiões, mas também de outros animais peçonhentos.
Muitos desses casos se conhecem através de denúncias feitas pelo telefone 156. Esse número da prefeitura é gratuito e serve para os munícipes fazerem reclamações anônimas e gratuitas ao poder público, que tenta resolver esses problemas.
No entanto, a prefeitura informou que está intensificando a limpeza das bocas de lobo. Além disso, auxiliar na retirada de entulho e a desobstrução de tubulações, principalmente com jatos d’água de alta pressão.
Com isso, também ajudar a minimizar a presença de animais peçonhentos. Principalmente os idosos e as crianças pequenas são as principais vítimas com mais gravidade, por conta da menor capacidade de proteção que possuem.
Inclusive, o poder público incentiva a população a descartar corretamente os lixos. E orienta a levar para os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), espalhados pela cidade, onde terão uma destinação correta.
Vereador quer plano de controle
Atualmente, a Câmara Municipal de São José dos Campos tem um projeto de lei para tentar combater o problema com os escorpiões. No caso, o PL 83/2025, de autoria do vereador Roberto do Eleven (PSD), prevê a instituição de um plano de controle e combate aos insetos peçonhentos.
De acordo com o parlamentar, esses animais peçonhentos ficam mais presentes em dias chuvosos. E ações são necessárias para tentar resolver a situação.
“A ação conjunta de enfrentamento das equipes da Vigilância Epidemiológica e do Departamento de Controle de Vetores nesse período é de extrema importância, bem como as informações à população sobre os riscos e prevenção”
Atualmente, esse projeto de lei contra os escorpiões ainda estão em analiso nas comissões de Justiça e Redação, Economia e Saúde. Se aprovado, irá para votação em plenário com os demais vereadores.








