De olho na melhoria da segurança da cidade, São José dos Campos aposta na tecnologia da IA (Inteligência Artificial). Segundo a prefeitura, há um teste com tecnologia inédita no país, em que é possível identificar atitudes suspeitas.
Consequentemente, se torna mais viável antecipar a ação de entidades como a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM (Polícia Militar), por exemplo. E a Inteligência Artificial poderá se tornar uma aliada no setor.
“O projeto faz parte do programa Sandbox, que permite testar soluções inovadoras em ambiente real, com base em parcerias entre o setor público e empresas inovadoras em tecnologia”, disse a prefeitura em seu site oficial.
Inteligência Artificial é desenvolvida na cidade

Um dos pontos positivos para esse novo projeto, segundo a prefeitura, é que ele será desenvolvido em uma empresa de São José dos Campos. No caso, a Erione, que fica dentro do PIT (Parque de Inovação Tecnológica), que é considerado uma referência nacional quando o assunto é tecnologia.
Essa tecnologia desenvolvida pela empresa especializada é capaz de prever quando alguém está portando uma arma, por exemplo. Outra exemplo é de pessoas suspeitas que ficam muito tempo paradas em frente a um determinado comércio e até mesmo residências ou locais parecidos.
Por fim, a tecnologia também é capaz de perceber e detectar veículos que circulam diversas vezes pelo mesmo lugar. Inclusive, é uma estratégia de muitos criminosos antes de tentar roubar um determinado local.
Alexandre Mattos, gerente de Inovação e Novos Negócios da Erione, explicou como funciona o mecanismo. E destaca as estratégias voltadas para a segurança.
O sistema robustece as estratégias de segurança da cidade, reduz o tempo de resposta das equipes de campo e ajuda a limitar o perímetro de busca durante ações, aumentando as chances de sucesso nas operações
E o sistema ainda tem um chamado ‘botão do pânico. Neste caso, quem se sentir ameaçado poderá ativá-lo.
Centro já tem projeto piloto
Atualmente, a avenida Coronel José Monteiro, na região central da cidade, já abriga um projeto-piloto do programa. Por lá, são geradas imagens por seis câmeras de monitoramento, segundo a empresa, que atua em parceria com a prefeitura.
Segundo a administração municipal, se o projeto de Inteligência Artificial der certo no centro, irá se expandir para outras regiões da cidade. E as câmeras estão instaladas em alguns postes que ficam na rua, auxiliando as forças de segurança na solução dos problemas para a cidade da região.








