O aplicativo de mensagens WhatsApp é o novo canal de comunicação entre os munícipes de São Paulo para agendamento de exames. A partir do dia 5 de maio, a rede municipal da capital paulista começará a fazer os agendamentos automáticos, além de informar e confirmar por ali.
Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, esse novo método visa melhorar e transformar o atendimento mais rápido. No caso, o WhatsApp vai servir apenas para a rede municipal de saúde.
A partir de maio, esses agendamentos e confirmações serão voltados para consultas, cirurgias e exame. Agora, com essa possibilidade de usar o aplicativo, fica a expectativa de se reduzir a quantidade de faltas nos atendimentos. E isso ajudará todo o processo de redução de fila da saúde na capital.
WhatsApp irá reduzir perdas, diz secretaria

De acordo com os dados divulgados pela prefeitura de São Paulo, 50% dos pacientes não confirmam a presença antes das consultas. Enquanto isso, outros 25% não comparecem às consultas, o que também atrapalha o atendimento.
Atualmente, o telefone é o único método de confirmação e agendamento das consultas em São Paulo. Agora, há essa nova possibilidade.
Assim, o atendimento via WhatsApp irá acontecer através do número (11) 98889-0156. E terá a identificação do munícipe como Chat SP156 – Confirmação de agenda SUS.
Neste caso, a SMIT (a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia) desenvolveu o aplicativo. E fez esse trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde de São Paulo.
Então, quando receber no WhatsApp as informações da consulta, irá aparecer a seguinte mensagem: “Para confirmar, clique em SIM. Para cancelar e disponibilizar a vaga a outro cidadão, clique em NÃO”.
Nestas informações, a secretaria de Saúde irá colocar o endereço, data, unidade e o time de procedimento e atendimento. E o trabalho ficará mais simples para os dois lados.cAté porque São Paulo é uma cidade com 12 milhões de habitantes. E as ações precisam ser bem coordenadas.
Números da saúde em São Paulo
Atualmente, segundo os dados divulgados pela prefeitura, que passa a adotar o WhatsApp, são 9 milhões de usuários da rede pública de saúde municipal por ano. No período, são 29 milhões de consultas e mais 81 milhões de exames feitos.
Por fim, os usuários do serviço de saúde também precisam atualizar os dados a cada seis meses. Isso através do Agenda Fácil, um aplicativo da prefeitura de São Paulo, que já existia antes do WhatsApp.








