Os moradores da cidade de São Paulo que possuem filhos e creche terão tarifa zero no transporte público. Nesta segunda-feira (31), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), confirmou a novidade, batizada de ‘Mamãe Tarifa Zero’.
Essa medida que prevê tarifa zero em São Paulo, no entanto, vale apenas para quem tem filho em creches municipais. Nas demais situações, o transporte continua sendo pago com já acontecia antes. O programa é uma das promessas de campanha do prefeito, reeleito nas eleições de 2024.
Custo de tarifa zero para a cidade

Mas, esse programa de tarifa zero para os moradores de São Paulo tem um custo para a prefeitura. Afinal de contas, a administração municipal irá subsidiar a gratuidade para esses usuários, beneficiados pelo Mamãe Tarifa Zero.
Durante o ano, a prefeitura irá gastar R$ 38,6 milhões dos cofres do contribuinte. Além disso, irá pagar duas cotas por dia para os alunos que terão o benefício. E, ainda, irá entregar o bilhete único, no valor de R$ 16,16.
Segundo dados divulgados pela prefeitura de São Paulo, a emissão da primeira carteirinha do transporte público é gratuita. E cada cota do transporte permite até quatro viagens dentro de um período de duas horas, o que facilita a vida de quem precisa pegar vários ônibus na capital.
Ainda segundo os dados divulgados, o programa irá beneficiar, este ano, 14.638 alunos. Essas crianças têm idades entre 0 e 4 anos e frequentam os CEIs (Centro de Educação Infantil), da prefeitura de São Paulo.
Esse é um dos muitos programas públicos de ajuda para pessoas de baixa renda. Não apenas em São Paulo, mas no restante do país, onde diversas cidades adotam serviços que ajudam essas famílias.
Quem tem direito ao benefício
Para ter direito ao benefício da tarifa zero em São Paulo, é necessário cumprir alguns requisitos. Além de se matricular na creche pública na cidade, ao menos um dos pais precisa ter inscrição no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal.
Outra obrigatoriedade é que a residência dos familiares fique, ao menos, 1,5 quilômetros de distância da escola. E não pode suar o TEG (Transporte Escolar Gratuito), além de outras gratuidades já previstas, como para pessoas acima de 60 anos.
Por fim, os pais interessados na tarifa única para quem tem filho na creche, precisa se cadastrar. Para isso, deve entrar no site da SPTrans e buscar a aba onde está o cadastro para esse benefício.








