São Paulo é uma cidade conhecida pelos diversos pontos de ilhas de calor, causados pela intensa proliferação de concreto. No entanto, a prefeitura aposta em um pacote verde para minimizar esse efeito na maior cidade da América do Sul nos próximos tempos.
Isso porque, em fevereiro, anunciou a construção de 50 bosques urbanos, além do plantio de 120 mil árvores. Além disso, terá o chamado transplante de espécies adultas, para compensar o corte de algumas árvores. Neste caso, São Paulo espera se tornar uma cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida para a população. E o prefeito Ricardo Nunes, em evento durante fevereiro, ainda destacou a importância das ações.
“O transplante será considerado sempre que houver necessidade de supressão de árvores devido a alguma obra ou necessidade, e quando o transplante for possível”.
São Paulo espera reduzir temperatura ambiente

Ainda de acordo com projeções da prefeitura, a criação desses novos bosques deverá reduzir a temperatura em São Paulo. Segundo o prefeito, a ideia é que essa redução seja de 5º a 6º na cidade nos próximos tempos.
E a prioridade no plantio de árvores na capital paulista acontecerá de acordo com o mapa de calor da cidade. Então, onde houver maior concentração de temperaturas, as chamadas ilhas de calor, haverá prioridade no plantio e transplante de árvores.
Anteriormente, no ano passado, a prefeitura plantou cerca de 80 mil árvores pela cidade. E, neste no projeto em 2025, a expectativa é chegar às 120 mil mudas. Com isso, há a expectativa desta melhora da qualidade do ar e a redução da onda de calor, causada pelo aquecimento global e mudança climática em todo o planeta.
Agora, os moradores também poderão ajudar no plantio de novas mudas. Para isso, devem entrar em contato com o telefone 156 e destacar que pretendem contribuir com a ação.
Como serão os bosques urbanos
De acordo com a prefeitura de São Paulo, os bosques urbanos serão áreas públicas, como pequenas florestas dentro da cidade. A ideia ainda é recuperar a fauna e a flora local, além de recriar os habitats naturais de diversas espécies.
Na prática, esses novos espaços na capital paulista vão fazer um papel de ‘pulmões’ no local. O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi, também destacou o projeto em São Paulo.
“É uma campanha ousada. Será o maior plantio que uma cidade já fez no Brasil. Vamos plantar 120 mil árvores com a ajuda da população e todos engajados.








