O Carnaval de São Paulo foi um sucesso de público, mas também teve ocorrências policiais, como acontece em todos os lugares. Desta vez, a polícia e a prefeitura da capital paulista contaram com uma tecnologia diferente para combater o crime.
Assim, com o apoio do Smart Sampa, realizou dez prisões em flagrante e ainda capturou 13 foragidos da Justiça. Além disso, conseguiu encontrar duas pessoas desaparecidas, ajudando famílias a rever entes de quem não tinham mais notícias.
Esse programa é um projeto de videomonitoramento, que se considera o maior da América Latina. Atualmente, a prefeitura da capital usa o equipamento para tentar resolver os problemas de segurança.
Carnaval tem 23 criminosos presos

No total, a polícia prender 23 criminosos entre 22 de fevereiro, quando começou o pré-Carnaval, e o dia 4 de março, final da folia. Destes 23 presos, dez foram em flagrante, enquanto os demais eram os 13 foragidos já citados anteriormente.
Essa tecnologia do Smart Sampa aposta no reconhecimento facial, o que facilita a localização das pessoas. E a prefeitura, através da Secretaria de Segurança Urbana, implementou o programa há oito meses.
Além disso, a prefeitura ainda informou que todos esses criminosos presos com ajuda do sistema tiveram uma ação silenciosa. Ou seja, não teve necessidade de tiros, agressões e nem riscos para os demais foliões que curtiram o carnaval em São Paulo neste ano.
Entre os presos, estavam procurados por pensão alimentícia, roubo, tráfico de drogas e até mesmo homicídio. Desse modo, acabarem levados e ficaram à disposição da Justiça.
Durante outra ação que fez no período, a prefeitura de São Paulo informou que deteve um grupo que furtava celulares. Na oportunidade, foram sete adultos e dois menores detidos com a ajuda da GCM (Guarda Civil Municipal).
Ocorrências diminuem em 2025, diz prefeitura
A prefeitura de São Paulo ainda informou que as ocorrências em geral diminuíram no Carnaval de São Paulo em 2025, em relação a 2024. No ano passado, 94 suspeitos foram levados ao distrito policial, contra 35 em 2025, uma queda de 62,77%.
Em relação aos presos, o número também reduziu, caindo de 66 em 2024 para 10 em 2025. No caso, foram 84,85% a menos de um ano para o outro, mas apenas com os casos em flagrante, sem considerar a ação do Smart Sampa. Apenas os casos de apreensões aumentaram em 2025, com 6% a mais que no ano anterior.








