São Paulo chegou neste final de semana a 70 ml árvores plantadas através do programa ‘São Paulo + Verde’, da prefeitura. Neste último sábado, plantaram mais 300 mudas às margens do da Represa de Guarapiranga, que fica na Avenida Atlântica, região sul da capital paulista.
Inclusive, houve um evento aberto à população para dar publicidade aos números oficiais. Segundo a prefeitura, em 2025, considerando apenas bosques urbanos, 3.105 novas árvores foram plantadas.
Ainda de acordo com a administração municipal, a expectativa é fechar 2025 com um total de 120 mil mudas plantadas. E, claro, espalhadas por toda a cidade, que hoje tem cerca de 10 milhões de habitantes.
Árvores fazem parte de plano de revitalização urbana

Essas árvores que estão sendo plantadas e espalhadas por toda a cidade, fazem parte de um plano de revitalização urbana na capital paulista. Esses eventos acontecem principalmente aos finais de semana, quando a prefeitura organiza mutirões e reúne moradores, estudantes e voluntários.
Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que esteve no evento, a participação das crianças é o mais importante. Isso porque, desde pequenas, já passam a ter consciência ambiental.
O mais importante é trazer as crianças para participarem, pois elas que vão acompanhar essas árvores crescendo, florescendo e ajudarão a cuidar do bairro onde moram, um grande exemplo do que é cuidar do meio ambiente
Do total de 300 espécies plantadas no Guarapiranga, 25 delas vieram do Viveiro Municipal Manequinho Lopes, dentro do Parque do Ibirapuera. Um dos exemplares é o jequitibá-rosa, conhecido pelo grande porte e, também, por ser muito longevo.
Mas, há outras árvores como o ingá e a embaúba. Essas plantas servem, principalmente, como fontes de alimentos para a fauna na região. Neste sábado, se plantou ainda exemplares de guanandi e cabreúva.
Áreas degradadas são recuperadas
Depois, essa ação de plantio de árvores também faz com que áreas antes degradadas agora sejam recuperadas. E, consequentemente, vão ajudar a diminuir as ilhas de calor e a ampliar a qualidade do ar nas regiões.
Assim, esse processo também ajuda a evitar as mudanças climáticas que tomam conta do mundo. Por ser uma cidade grande e historicamente muito poluída, São Paulo sofre com os impactos do clima.
Neste processo, os moradores de São Paulo também podem participar diretamente. Por exemplo, para solicitar o plantio de uma árvore, basta ligar no canal SP156, através do telefone 156, ou no site oficial do aplicativo. Outra possibilidade é, na prefeitura, retirar mudas nos pátios de compostagem.








